Transmitir em imagens as belezas das paisagens e dos elementos do ambiente de montanha será um dos pontos altos da quinta edição da 1ª Mostra Socioagrobiodiversidade, que traz a temática “Paisagens, águas e florestas”, e acontecerá no sábado, 10 de junho, das 9h às 19h, com entrada franca na Usina Cultural Energisa.
As questões ambientais do bioma da Mata Atlântica serão foco dessa edição, e sendo assim, estarão visualmente representados na Exposição Fotográfica, que será composta por renomados fotógrafos, inclusive o internacionalmente conhecido, Jorge Gastin. Além de Gastin, terão fotos de Jalmirez Silva, Rodrigo Freitas, Marcelo da Graça, Juran Santos, Leandro Vitorino, Alê Rifan e Marcello Medeiros, que nos deliciarão com as belezas de suas obras. Valerá muito a pena conferir. A exposição fotográfica, acontece das 9h às 19h, e assim como todas as outras atividades da Mostra, será gratuita.
Pegando o gancho das fotografias das lindas paisagens e dos elementos da nossa região, a Oficina Socioeducativa terá como tema “Fotografia de Natureza: Botânica e Paisagem” e será ministrada por três dos fotógrafos expositores: Rodrigo Freitas, Jorge Gastin e Jalmirez Silva. Essa ação acontecerá das 10h às 12h.
Não fugindo da temática, a Expressão Cultural, que começará às 17h, apresentará a experiência única com o Concerto Meditativo “Encantos da Mata”, em que Alan Ramos e Cássio Campos convidarão a plateia a conhecerem a cerimônia de meditação sonora, guiada pelo som de diversos instrumentos, como tigelas de cristal, sinos, flautas, tambores e apitos. Segundo os artistas, essa apresentação convidará os participantes “para uma experiência única de relaxamento. Ideal para quem busca equilíbrio, harmonização e autoconhecimento”.
Ainda vale lembrar que a organização da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade informa que está aberta a Chamada Pública para quem desejar participar como EXPOSITOR da última edição da Feira Biocultural (Luta pela terra). As inscrições são gratuitas. Os critérios de participação estão disponíveis em um formulário, cujo link está divulgado nas redes sociais da mostra: Facebook e Instagram.
A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na rede com Scheila, tem patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta ainda com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão – DAEXT), com o Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais; com a Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar- Rebio, e com os projetos Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum.
Para mais informações: sociobiodiversidadefriburgo@gmail.com / (22) 99211-8151 (Alessandro Rifan) e (22) 98146-2493 (Scheila Santiago).
1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade
Tema da 5ª edição: “Paisagens, águas e florestas”
- 9h – Abertura
- 9h às 19h – Feira Biocultural (expositores locais) e Exposição Fotográfica (acervos particulares)
- 10h às 12h – Oficina Socioeducativa (terraço)
- 14h às 16h – Roda de Conversa (Salão Nobre)
- 17h – Expressão Cultural (Teatro)
- 19h – Encerramento
Data, hora e local: 10 de junho de 2023 (sábado) / 9h às 19 horas / Local: Usina Cultural Nova Friburgo (entrada pela Rua Dante Laginestra – Centro).
Classificação: Menores de 16 anos acompanhados do (a) responsável.
Entrada franca.
Redes Sociais