Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O cantor, compositor, poeta e escritor Martinho da Vila foi condecorado, no dia 23 de agosto, com o título de ‘Doutor Honoris Causa’, concedido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). O artista foi homenageado devido a sua atuação em projetos e obras que valorizam a cultura.
O título Doutor Honoris da Causa é concedido a uma personalidade nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade. Do latim, Honoris Causa significa “por causa de honra”, validando o fato de que aquele que recebe a condecoração costuma destacar-se em sua área de atuação.
Natural de Duas Barras, município da região serrana do Rio de Janeiro, Martinho da Vila possui um vasto acervo de obras culturais que abordam diferentes temas, como: racismo, fome, pobreza, valorização das mulheres, e combate à desigualdade social. Todos esses trabalhos também contribuíram para que o cantor se aproximasse de trabalhos científicos desenvolvidos em diversas instituições de ensino. O artista é detentor de diversas conquistas, entre elas, o Grammy Latino, em 2016.
Entre os livros lançados por Martinho da Vila estão: “Memórias de Teresa de Jesus”, (editora Malê, 2022); “Contos Sensuais e Algo a mais” (Editora Patuá, 2022); “Vamos Brincar de política?” (Editora Global, 1986); “Ópera Negra” – (Editora Global, 2001); “O Nascimento do Samba” (ZFM, 2013); 2018 – “Crônicas de Um Ano Atípico” (Kapulana Editora, 2019); entre outros.