Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Iniciando o Advento, tempo de preparação para o Natal do Senhor, o Bispo Diocesano de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, convocou toda a diocese para celebrar, em 16 de dezembro, o Dia Diocesano da Reconciliação, refletindo com a temática: ‘Deixai-vos reconciliar’ (2 Cor 5, 20). Decretou que nesta data seja celebrada a Santa Missa, nesta intenção, em todas as paróquias do território diocesano, às 19h, convocando todos “a se unirem, sobretudo neste dia, em oração, jejum e realização de um gesto concreto de caridade e reconciliação” (Trecho da Carta de Proclamação do Dia Diocesano da Reconciliação, de 27 de novembro de 2022, Memória de Nossa Senhora das Graças).
Tendo a consciência de sua missão de pastor para exercer o Ministério da Reconciliação (cf. 2 Cor 5, 18), pacificação, unidade e misericórdia, Dom Luiz Antonio Ricci foi inspirado para a proclamação desta data durante a Eucaristia de 25 de novembro, em Japuíba – Cachoeiras de Macacu/RJ, na abertura da Trezena em honra à Padroeira Diocesana – Imaculada Conceição. Conseguinte, a inspiração foi referendada por unanimidade na reunião do Conselho de Pastoral Diocesano, de 26 de novembro.
Na Carta de Proclamação do Dia Diocesano da Reconciliação, Dom Ricci frisou. “‘Somos, pois, embaixadores de Cristo; é como se Deus mesmo fizesse seu apelo através de nós. Em nome de Cristo, vos suplicamos: reconciliai-vos com Deus’ (2Cor 5, 20) e, consequentemente, com os irmãos e irmãs, vivendo fraternalmente, sem brigas e rivalidades, deixando-nos guiar pela Luz do Senhor”. O Epíscopo exortou a comunidade a rezar trabalhando pela Paz, “não apenas no proposto Dia da Reconciliação, mas durante todos os dias de nossa vida. A Paz verdadeira é filha da justiça e do perdão”.
Em sua mensagem de vídeo à comunidade diocesana, Dom Ricci expressou.
– Este será um dia de oração e jejum, para a obra de caridade, para enviar uma mensagem, visitar alguém, um dia para exercitar o perdão e acolher o perdão de Deus. O Tempo do Advento é um momento de reconciliação e conversão. Não podemos celebrar o Natal com tantas divisões, tantas famílias divididas, pessoas que deixaram de se falar, de se relacionar, de se comunicar. Só tem festa quando tem perdão! O Natal é essencialmente familiar! Devemos acolher Jesus com o coração aberto, transformar o nosso coração em uma manjedoura, por isso este Dia Diocesano da Reconciliação é uma preparação concreta para o Natal do Senhor. O Senhor quer a paz! Construa a paz.
No Dia Diocesano da Reconciliação, Dom Luiz Antonio presidirá a Santa Missa na Paróquia São João Batista, em Macuco. Na mesma cerimônia serão crismados jovens e adultos desta comunidade paroquial. A celebração será transmitida AO VIVO pelas redes sociais da Diocese (Facebook e YouTube).
Assista ao vídeo: