Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Mais uma edição da Blitz Ambiental, ação conjunta entre a ONG SOS Vida Silvestre e a Concessionária Rota 116, foi realizada no km 33.9 da RJ-116.
O objetivo foi conscientizar os motoristas sobre a preservação da fauna silvestre local e os cuidados necessários com proprietários de animais de grande porte, como gados e equinos, a fim de evitar acidentes na região.
A iniciativa contou com a distribuição de folhetos informativos, mudas de plantas e a exposição de animais silvestres taxidermizados vítimas de acidentes.
O local da Blitz Ambiental foi na confluência entre a RJ-116 e a RJ-122, em Cachoeiras de Macacu, uma região de grande circulação de veículos e com significativa presença de fauna silvestre.
A ação buscou sensibilizar os motoristas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da convivência segura entre os animais e os usuários das rodovias.
Durante a blitz, motoristas puderam receber orientações sobre as medidas de segurança ao transitar por áreas de preservação, a importância de respeitar os limites de velocidade e os cuidados necessários ao se deparar com animais na pista.
A exposição dos animais silvestres taxidermizados, que foram vítimas de acidentes, reforçou a necessidade de atenção e cuidado por parte dos condutores.
“A distribuição de folhetos informativos e mudas de plantas teve como objetivo educar e conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental e da coexistência harmoniosa entre a fauna local e a comunidade. As ações desenvolvidas durante a Blitz Ambiental visam promover a segurança viária e a proteção do meio ambiente, incentivando práticas sustentáveis e responsáveis”, explica Francis Leandro presidente e fundador da ong SOS Vida Silvestre, e responsável pelo convênio com a Concessionária Rota 116, em que a ong faz o monitoramento da fauna silvestre ao longo dos 140 quilômetros de rodovia concedida, minorando e prevenindo acidentes com os animais.
A iniciativa contou com a participação de colaboradores, voluntários e profissionais engajados na causa ambiental, demonstrando o compromisso com a preservação da fauna e a conscientização da comunidade. A Blitz Ambiental reforçou a importância da coletividade e do cuidado com o meio ambiente, destacando a responsabilidade de todos na proteção da biodiversidade e na prevenção de acidentes.
“A Rota 116 agradece a participação e o apoio de todos os envolvidos na Blitz Ambiental, ressaltando a importância da educação ambiental e da promoção de práticas sustentáveis para garantir um convívio seguro e harmonioso entre os seres humanos e a natureza. Juntos, podemos preservar a fauna silvestre e contribuir para um ambiente mais saudável e equilibrado”, finaliza o superintendente da Rota 116, Edyano Bittencourt.