Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Já está se tornando tradição em Trajano de Moraes a animação do Carnaval. O início de tudo foi na quinta-feira, 12 de fevereiro, quando a secretária de Turismo, Flávia Natividade, deu por aberta a festa.
No segundo distrito, Visconde de Imbé, o Arrastão dos Blocos embalou os foliões, já mostrando que o clima iria subir.
Na sexta-feira (13), foram abertas as festividades no Centro da cidade com o desfile do tradicional ‘Bloco Vem quem Quer’. Logo depois, Beto Valle varou a madrugada com sucessos baianos e hits do momento. Em Visconde de Imbé, a banda Signus contagiou os presentes na rua principal.
No sábado (14), no Centro da cidade, desfilaram o ‘Bloco das Piranhas’ e o esperado bloco ‘Curto Circuito Folia’. Os foliões foram às ruas animados e receberam aplausos dos moradores. O ‘Curto Circuito’, que a cada ano inova com as boas ideias de seus diretores e colaboradores, reuniu o maior número de participantes. Segundo a diretoria, foram cerca de 1,2 mil foliões. Em seguida, show com Vejo a Lua. Em Visconde de Imbé, o bloco de embalo ‘As Minas Piram’ animou quem estava nas ruas. Depois, o grupo Samba Louco entrou no palco principal para embalar a noite.
O domingo foi especial em todo o município e, com muitos visitantes em diversos pontos turísticos, a animação ficou melhor. À noite, o bloco de tradição familiar ‘Só Cana’ recebeu aplausos dos amigos e agradou. Logo depois, ‘Os Piranhudos’, que recebeu elogios dos mais antigos carnavalescos como um bloco de ascensão na cidade, reunindo cerca de 700 foliões e contando com uma dezena de diretores, inovando com um super show na concentração, por conta do popular cantor João Noronha. Na madrugada, um show musical fechou a noite na Praça Nilo Peçanha.
Em Visconde de Imbé, o bloco ‘Lambe Tudo’ reuniu grande massa popular e reuniu a juventude, que, através de um renomado DJ, foi para as ruas animando os foliões. Na madrugada, a banda Vejo a Lua coroou a noite.
A segunda-feira (16) ficou marcada em Trajano de Moraes como uma das mais quentes na região. Na praça do Centro, o bloco ‘Curto Circuito’ mais uma vez foi às ruas e com o mesmo número de foliões e animação. Os diretores comemoravam o sucesso do evento e prometem que, em 2016, estarão mais fortes ainda. “Os blocos arrebentaram e Trajano de Moraes tem o melhor Carnaval do mundo. Sou trajanense com muito orgulho e com muito amor”, anunciava Tiago Bueno, um dos diretores.
Em Visconde de Imbé, o tradicional ‘Bloco do Becu’ reuniu famílias, que, num ritmo animado, realizou uma agitada concentração e, depois de horas confraternizando, saiu pelas ruas de Visconde de Imbé recebendo aplausos dos moradores. Às 23 horas, o mais esperado da noite foi o bloco ‘Demanda’, que levou à frente o presidente Joelson Celestino e mais de 500 foliões. A concentração iniciou na parte da tarde, quando a diretoria levou para a rua uma concentração que agradou as famílias, com direito a parquinho infantil, almoço com mocotó e farta distribuição de refrigerantes e cerveja. Valeu a espera. Um carro alegórico levou sete belos destaques, um boi pintadinho, baianas e mulinhas. O som vinha através de um trio elétrico. A noite foi encerrada com um show de Beto Vale e Banda.
No último dia de festa, o bloco de enredo da Brasília, comandado por Manoel Bahia há 27 anos, vem resgatando e homenageando os carnavalescos antigos da cidade. Com um samba contagiante escrito por Daniel Ricart e Miguel Germano, dizia: “Trajano, de encantos e belezas, vou cantar-te em meus versos e declarar-te meu amor.”
O bloco arrastou cerca de 500 foliões pela avenida, além de apresentação dos Djs Saulo Emerich e Lucas. “Nosso sonho é virar uma escola de samba. Vamos conversar com o prefeito sobre este desejo de nossos integrantes”, informou Manoel Bahia.
Logo depois, o irreverente ‘Bloco do Caixão’ fechou a noite em Trajano de Moraes para o início da última apresentação da banda A Massa.
Em Visconde de Imbé, no mesmo momento, acontecia o encontro dos blocos, reunindo integrantes dos blocos ‘As Minas Piram’, ‘Lambe Tudo’, ‘Becu’ e ‘Demanda’.