BNDES aprova R$ 35,5 milhões para parque gerador da Light

Ganho com substituição, aquisição e modernização de equipamentos será de 70 GWh/ano

A diretoria do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 35,5 milhões para o programa de investimentos bienal da Light Energia S.A., empresa de geração e transmissão de energia elétrica do grupo Light. O objetivo é melhorar a eficiência do parque gerador, através da substituição de equipamentos e materiais obsoletos.

Os recursos do BNDES são provenientes da linha de apoio a projetos de eficiência energética (Proesco) e correspondem a 74,6% do investimento total. O projeto deverá acrescentar cerca de 8 MW médios (70 GWh/ano) ao montante de energia atualmente comercializado, sem necessidade de ampliação do parque.

O parque gerador da empresa possui duas usinas elevatórias (Vigário e Santa Cecília) e cinco usinas hidrelétricas, com capacidade instalada total de 855 MW: Fontes Nova (132 MW), Nilo Peçanha (380 MW) e Pereira Passos (100 MW), que formam o Complexo de Lajes, em Piraí; Ilha dos Pombos (187 MW), em Carmo, na divisa com Além Paraíba (MG); e Santa Branca (56 MW), no município paulista de mesmo nome.

Uma das melhorias será a substituição dos rotores das bombas das usinas elevatórias, em operação há mais de 55 anos. A substituição dos rotores, além de elevar a confiabilidade dos equipamentos, deverá acrescentar até 6,67 MW médios, graças à redução de consumo de energia nas bombas.

Outra medida é a substituição dos transformadores das hidrelétricas Nilo Peçanha e Fontes Nova, que reduzirá perdas técnicas, proporcionando ganho de até 1,1 MW médio. O projeto, que gerará cerca de 200 empregos diretos e, pelo menos, 440 indiretos, prevê, ainda, a aquisição e modernização de equipamentos, materiais e sistemas, automação parcial das usinas e modernização do Centro de Operação do Complexo de Lajes.

Ver anterior

Os maiores produtores de leite de 2011

Ver próximo

Metade da população do Rio de Janeiro está acima do peso

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!