Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O grupo de extensão de boas práticas de manipulação de alimentos do curso de Nutrição da Estácio Friburgo convida toda a comunidade para participar do evento “Boas práticas de manipulação de alimentos em residências“, marcado para o dia 25 de outubro, das 16h30 às 18h, no auditório do campus. Os interessados em participar podem realizar a inscrição até 10 minutos antes do evento. Na ocasião, a professora Dra. Eliana Gulão irá mostrar as principais falhas de higiene que ocorrem desde a compra ao preparo do alimento e os hábitos corretos para proteger sua saúde.
Em 2021, o Ministério da Saúde publicou um relatório sobre surtos alimentares do Brasil indicando o perfil epidemiológico destas doenças. Foi possível perceber que apesar da baixa letalidade, a taxa de morbidade é alta, com 236 mil pessoas doentes entre 2000 e 2017. Os sintomas mais comuns das doenças transmitidas por alimentos são diarreia, vômito, náusea e febre e, como não costumam ser graves, podem levar a automedicação, diminuindo o número de notificações.
“As fontes de infecção podem ser restaurantes, lanchonetes, mas o principal local de ocorrência são as próprias residências. Doenças transmitidas por alimentos possuem diversas causas, mas a principal razão se dá pela contaminação cruzada desde a compra ao preparo dos alimentos|”, explicou Eliana, informando ainda que alguns hábitos comuns no dia a dia, como lavar carne de frango e ovos antes do preparo, descongelar alimentos fora da geladeira, utilizar tábuas de madeira, dentre muitos outros representam um perigo permitindo a multiplicação de microrganismos que são invisíveis a olho nu e que podem adoecer a população.
“Para evitar estas doenças, é importante conhecer os cuidados que devemos ter ao manipular alimentos e desfazer alguns mitos que são disseminados”, conclui, deixando o convite para que todos possam entender um pouco mais do tema durante a palestra.
A Estácio Friburgo fica na Rua José Acúrcio Benigno, n.º 116 – Braunes.