Boas práticas de manipulação de alimentos é tema de palestra a população de Nova Friburgo

O grupo de extensão de boas práticas de manipulação de alimentos do curso de Nutrição da Estácio Friburgo convida toda a comunidade para participar do evento “Boas práticas de manipulação de alimentos em residências“, marcado para o dia 25 de outubro, das 16h30 às 18h, no auditório do campus. Os interessados em participar podem realizar a inscrição até 10 minutos antes do evento. Na ocasião, a professora Dra. Eliana Gulão irá mostrar as principais falhas de higiene que ocorrem desde a compra ao preparo do alimento e os hábitos corretos para proteger sua saúde.

Em 2021, o Ministério da Saúde publicou um relatório sobre surtos alimentares do Brasil indicando o perfil epidemiológico destas doenças. Foi possível perceber que apesar da baixa letalidade, a taxa de morbidade é alta, com 236 mil pessoas doentes entre 2000 e 2017. Os sintomas mais comuns das doenças transmitidas por alimentos são diarreia, vômito, náusea e febre e, como não costumam ser graves, podem levar a automedicação, diminuindo o número de notificações.

As fontes de infecção podem ser restaurantes, lanchonetes, mas o principal local de ocorrência são as próprias residências. Doenças transmitidas por alimentos possuem diversas causas, mas a principal razão se dá pela contaminação cruzada desde a compra ao preparo dos alimentos|”, explicou Eliana, informando ainda que alguns hábitos comuns no dia a dia, como lavar carne de frango e ovos antes do preparo, descongelar alimentos fora da geladeira, utilizar tábuas de madeira, dentre muitos outros representam um perigo permitindo a multiplicação de microrganismos que são invisíveis a olho nu e que podem adoecer a população.

Para evitar estas doenças, é importante conhecer os cuidados que devemos ter ao manipular alimentos e desfazer alguns mitos que são disseminados”, conclui, deixando o convite para que todos possam entender um pouco mais do tema durante a palestra.

A Estácio Friburgo fica na Rua José Acúrcio Benigno, n.º 116 – Braunes.

 

A professora Dra. Eliana Gulão
A professora Dra. Eliana Gulão

Ver anterior

Comissões da Alerj discutem distribuição do ICMS aos 92 municípios

Ver próximo

Governador sanciona novas regras para coibir violência nos estádios, mas veta anistia às torcidas organizadas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!