Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na série da Exposição de Cordeiro que o JORNAL DA REGIÃO está publicando não poderia deixar de constar um capítulo de um animal que fez sucesso no primeiro evento realizado em 1921.
O boi Pavilhão, da raça guzerá, de propriedade do fazendeiro de Cantagalo, João de Abreu Júnior, conquistou todos os prêmios da I Exposição de Gados e Derivados do Leite, realizado no então Parque do Posto do Mata, que ainda não era reconhecido como Parque Raul Veiga.
O “Pavilhão” conquistou o primeiro prêmio do evento realizado em 1921 em Cordeiro, que ainda era distrito do município de Cantagalo.
Por ser um animal dócil, como pode ser comprovado na foto ao lado, ele permitia que crianças montassem em cima dele e também pessoas debaixo, sem nenhum risco.
O dobrado foi dedicado ao coronel João de Abreu Junior, proprietário do único touro que merecia o título de “campeão” da primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados, realizado em Cordeiro de 03 a 13 de maio de 1921, de autoria do Barão Zetta.
O touro Pavilhão era filho dos importados Dijon e Pilat, e foi adquirido em 1917. Veio a ser o Campeão Nacional da Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, com o peso recorde de 1.050 quilos.
Ele foi tema de música, a cabeça dele foi usada em moedas brasileiras. Muitos quiseram ser fotografados ao lado do notável touro, que era bem manso.
Há imagens de tantos sobre, embaixo e ao lado do touro. A imprensa dizia que era, de fato, um Rei.