Bombeiros capacitam alunos da Serra para redução de riscos de desastres

Projeto reúne cerca de mil estudantes de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim

Cerca de mil alunos de 31 escolas municipais de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim estão recebendo curso de capacitação para redução de riscos de desastres. Iniciado em junho deste ano, o projeto Agente Comunitário Escolar é realizado pela Secretaria de Defesa Civil, através da Escola de Defesa Civil. No total, 33 bombeiros ministram aulas para 42 turmas de ensino fundamental em escolas localizadas no entorno das Unidades de Proteção Comunitária (UPC), na Região Serrana.

O treinamento, que será concluído no mês de novembro, é dividido em cinco módulos. As aulas abrangem noções sobre Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, educação ambiental, percepção de riscos e sistema de alerta por sirenes, plano de contingência de família, primeiros socorros e transporte de acidentados. Cada turma, formada por alunos entre 10 a 15 anos, recebe uma aula por mês com duração de quatro horas.

Os estudantes da Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, que fica no bairro Vila Felipe, em Petrópolis, participaram de aulas do segundo módulo do curso de capacitação semana passada. Os adolescentes conheceram o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio e receberam orientações sobre preservação de meio ambiente e prevenção de riscos por meio de brincadeiras.

A aluna Thuany Maria Nina Januário, de 15 anos, que já teve sua casa inundada pelas chuvas, elogiou a iniciativa. “As aulas são úteis porque ensinam como identificar situações de risco”, disse a jovem. A previsão é de que o projeto seja implantado na Região Metropolitana do Rio em 2014.

Ver anterior

Hospital receberá R$ 371 mil

Ver próximo

Cantagalo com duas categorias na Copa InterTV

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!