Brasil é o país que mais consome internet diária em celular no mundo

Você sabia que o Brasil tem mais celulares ativos do que propriamente habitantes? De acordo com um recente levantamento anual publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o país tem 242 milhões aparelhos telefônicos portáteis em uso, contra 213 milhões de pessoas registradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa soma de fatores, aliada ao estilo de vida brasileiro, fez com que o país fosse reconhecido em uma renomada pesquisa como a nação que passa mais tempo em aplicativos (apps) de celular na internet.

O estudo anual realizado pela App Annie, agência especializada em análise de mercado mobile, em parceria com a revista Forbes, concluiu que os brasileiros passaram 5,4 horas diárias conectados em aplicativos para smartphones no ano passado — 0,1 hora a mais que a Indonésia, segunda colocada no ranking global.

Vale destacar que, ao todo, a população brasileira passou 193,3 bilhões de horas conectada ao celular em 2021, sendo que o segmento dos apps de redes sociais foi o mais consumido.

Confira, na sequência, quais aplicativos lideraram o ranking de downloads no mercado mobile nacional em 2021:

  1. TikTok
  2. Shopee
  3. Kwai
  4. Instagram
  5. WhatsApp

Ainda que o TikTok seja o mais baixado no país, é o WhatsApp que lidera a lista de tempo de uso mensal em solo nacional. Com base no relatório anual da App Annie, os brasileiros passaram, em média, 29,2 horas do mês conectados ao WhatsApp mobile no ano passado.

 

 

Além do Brasil: uma tendência global

Apesar do Brasil liderar o ranking de consumo internacional de horas diárias gastas em apps para celular, é importante ressaltar que esse não é um fenômeno exclusivamente nacional e sim uma tendência em escala global que vem influenciando diversos segmentos. Sendo assim, para comprovar essa afirmativa, vamos tomar como referência dados e estatísticas de dois dos setores mais populares da era digital: streaming de vídeos e jogos online.

Streaming de vídeos: de acordo com um estudo divulgado no fim do ano passado pela eMarketer (conceituada empresa de pesquisa de mercado no âmbito digital), 63% de todas as visualizações no maior site de streaming do mundo, a página do YouTube, ocorreram através de celulares no primeiro semestre de 2021 — o que corresponde a três de cada cinco visualizações promovidas pelos usuários.

Além disso, segundo dados divulgados pela Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, o engajamento de streaming ao vivo no smartphone ultrapassou a marca de 500 bilhões de horas em todo o mundo no ano passado.

Jogos online: a Newzoo, referência internacional em analisar e produzir relatórios sobre o mercado de esportes eletrônicos em geral, vem mostrando anualmente em suas análises que o celular é a principal tendência no mercado de jogos online desde 2018. Ano no qual a referida empresa de consultoria constatou pela primeira vez o domínio dos games mobile, acima de 50% da fatia de mercado, superando até mesmo títulos de console e PC a nível de receita.

Tendência essa que é notada em segmentos de jogos como o poker online, por exemplo. Já que, nos últimos anos, grandes empresas especializadas, como a plataforma PokerStars, abraçaram os dispositivos portáteis em seus respectivos sistemas de operação global e abriram portas para que a modalidade atravessasse fronteiras por todos os continentes via internet móvel.

Atualmente, o WCOOP (World Championship of Online Poker), principal circuito online de poker do mundo, atrai milhares de competidores de inúmeras nacionalidades anualmente, algo que era impensável há alguns anos.

 

 

Futuro da internet mobile no Brasil: tecnologia 5G começa a ganhar vida no país

Quinta geração de dados móveis, o 5G pode alcançar velocidades até 20 vezes mais rápidas que o seu antecessor, o 4G. Além disso, pelo fato de sua latência ser próxima de zero, a comunicação dos smartphones com o mundo online ficará ainda mais eficaz nos próximos anos — fator esse que certamente abrirá portas para a implementação de novas tecnologias remotas, principalmente no mundo do entretenimento.

No Brasil, alguns estados como o Rio de Janeiro já apresentam estrutura para a instalação de antenas 5G desde o ano passado. No entanto, essa realidade não se aplica em todo o país.

Enquanto boa parte das capitais conta com o sinal 5G, mesmo que em fase de teste, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou um prazo de até dezembro de 2029 para que 100% do território nacional tenha suporte à quinta geração de redes móveis.

Fotos: Pixabay

Ver anterior

Secretário de Cidades garante o asfaltamento da RJ-170, entre Cantagalo e São Sebastião do Paraíba

Ver próximo

Nova Friburgo vai ampliar sistema de monitoramento de câmeras na cidade

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!