Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Ibope: mais de 7,6 mil pessoas em 434 cidades
A gestão do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), é a pior avaliada do país, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em parceria com o instituto Ibope, divulgada no último dia 25 de julho, feita em 11 estados. Apenas 12% da população considera a sua gestão ótima ou boa. A maneira Cabral de governar é aprovada por 29% dos eleitores, abaixo da média nacional, que é de 42%. Ele inspira confiança em 25% dos eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na avaliação das ações dos estados por áreas específicas, o Rio de Janeiro se destaca em segurança pública como uma das mais elogiadas, embora esse desempenho não tenha sido suficiente para elevar a popularidade do governador.
Entre os 11 estados pesquisados, o Rio tem o maior percentual da população, 60%, que considera que o Estado tem dinheiro suficiente para prover serviços públicos. Na outra ponta, está o Rio Grande do Sul, onde 73% dos eleitores entendem que o Estado precisa do Governo Federal.
O Rio de Janeiro, por outro lado, tem o maior percentual que acredita que o governador e seus secretários usam os recursos mal ou muito mal, com 87%.
Cabral tem sido alvo de protestos no Rio de Janeiro desde junho. Manifestantes chegaram a ocupar a rua em frente à sua casa, no bairro nobre do Leblon, na zona sul da cidade.
Outro escândalo envolvendo o governador foi o uso do helicóptero do governo do Rio para fins particulares. Hoje, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) publicou foto em que Cabral deixa um helicóptero com a logomarca do Governo do Estado trajando roupas esportivas – bermudão e camiseta.
A pesquisa foi feita com 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade em 434 municípios e inclui questões sobre as manifestações populares, a qualidade dos serviços públicos e a aplicação dos impostos arrecadados pelos governos.
Além da avaliação do Governo Federal e da atuação da presidente, a avaliação mostra a opinião da população sobre o desempenho de 11 governadores que, juntos, são responsáveis por quase 90% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial. Os estados pesquisados foram Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.