Cachaça da Quinta é um dos destaques em livro sobre a história da Cachaça no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou no dia 8 de dezembro, o livro “200 anos: 200 cachaças”, que conta sobre a evolução da bebida, desde a Independência do Brasil até os dias de hoje. A obra traz a história da cachaça em 200 rótulos e dentre eles está a Cachaça da Quinta, produzida no distrito de Córrego da Prata, em Carmo.

O lançamento do livro, realizado em Brasília, faz parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. A obra é bilíngue (em português e inglês) e traz detalhes sobre a história da cachaça contada através de 200 tipos da bebida. O livro, elaborado por especialistas da área de destilados, também possui um manual de degustação.

 

Durante o lançamento do livro, que aconteceu no Espaço Ceres, em Brasília, os participantes puderam conhecer os 200 rótulos de cachaças produzidas no Brasil. Foto: Carlos Silva
Durante o lançamento do livro, que aconteceu no Espaço Ceres, em Brasília, os participantes puderam conhecer os 200 rótulos de cachaças produzidas no Brasil. Foto: Carlos Silva

 

De acordo com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o Ministério da Agricultura estabelece há 162 anos, os padrões para produção, registro e fiscalização da cachaça no país. Ainda segundo o gestor, o lançamento da obra no bicentenário da Independência, irá contribuir para que a história da bebida não seja esquecida.

 

A Cachaça da Quinta

A Cachaça da Quinta é produzida no município do Carmo desde 1923. O produto foi o primeiro destilado a receber a Grand Gold Medal, importante premiação conquistada através do concurso Mundial de Bruxelas. Até 2018, a mesma premiação já havia concedido à marca mais oito títulos, mantendo-a no topo da lista das melhores bebidas destiladas do mundo. A cachaça ainda é destaque em rankings e outros concursos pelo país.

Produzida na Fazenda da Quinta, o produto também é exportado para grandes mercados mundo afora, chegando aos Estados Unidos e em países da Europa e a Ásia, além de ser muito apreciada no mercado brasileiro e pelos especialistas da área.

A Cachaça da Quinta também possui o selo de Produto Orgânico e o de Conformidade de processos e produtos do Inmetro, que garantem a criação de produtos do mais elevado padrão sensorial. A marca é composta por embalagens modernas e destinada ao segmento de destilados premium.

 

Neste ano, a Cachaça da Quinta também foi eleita a número 1 do Brasil, no respeitado ranking da Cúpula da Cachaça. Foto: Reprodução/Internet
Neste ano, a Cachaça da Quinta também foi eleita a número 1 do Brasil, no respeitado ranking da Cúpula da Cachaça. Foto: Reprodução/Internet

 

Como adquirir o exemplar “200 anos: 200 cachaças”

O livro “200 anos: 200 cachaças”, do Mapa, está disponível para download gratuito no site do Ministério. Alguns exemplares serão distribuídos em eventos do setor e feiras de negócios organizadas pelo Governo Federal no exterior, bem como em embaixadas do Brasil.

 

 

Leia também:

Cachaça produzida no Carmo vence competição nacional e é eleita a nº 1 do Brasil

Cachaça da Quinta é finalista no V Concurso ‘Ranking Cúpula da Cachaça’

Ver anterior

“Eis que estou à porta e bato: é NATAL outra vez!”, por Celso Frauches

Ver próximo

Pessoas com deficiência terão prioridade de investigação em crimes de internet

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!