Cadastro Ambiental Rural irá beneficiar produtores

Das cerca de 67 mil explorações rurais do estado, 90% ainda estão na ilegalidade

O produtor rural que regularizar sua propriedade terá benefícios, dentre os quais, facilidade na obtenção de créditos agrícolas e até o recebimento de recursos por preservar o ambiente. Isto será possível a partir de agora, com a implantação do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental no estado do Rio de Janeiro, que foi oficialmente lançado no dia 1º de novembro, no Rio de Janeiro, em cerimônia na sede da Secretaria de Estado do Ambiente, com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, e do secretário do Ambiente, Carlos Minc, entre outros.

O estado do Rio de Janeiro possui 67 mil explorações rurais, das quais, 90% estão na ilegalidade. Com apoio do Governo do Estado, o Rio é o terceiro estado a receber o lançamento da ferramenta, que permite o registro público dos imóveis rurais e faz parte do processo de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O CAR é um dos instrumentos fundamentais para a implementação do Código Florestal e a promoção de iniciativas de preservação ambiental. A implantação do CAR é uma importante iniciativa para a regularização das terras em conformidade ao Código Florestal. O acordo para a implantação do cadastro prevê uma série de ações conjuntas de apoio à regularização ambiental das propriedades rurais fluminenses.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que a expectativa é que seja implantado o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental em todo o país até 30 de novembro. Ela destacou a importância do CAR para o produtor rural. “Com a Lei 12.651/2012, que institui o “novo” Código Florestal, foram reconhecidas a história e a importância do setor rural. A nova lei fomenta a regularização ambiental dos imóveis rurais, por um lado, incentivando a recuperação ambiental das áreas mais relevantes e, por outro, garantindo a segurança jurídica ao agricultor para que possa continuar exercendo suas atividades econômicas nas áreas consolidadas e, entre as principais inovações, está o Cadastro Ambiental Rural. Quem não tiver em sua propriedade áreas preservadas, passará por um programa de recuperação ambiental”, explicou Izabella Teixeira.

Christino Áureo, destacou que o próximo passo é a regulamentação do SiCar através de decreto a ser assinado pelo governador Sérgio Cabral nos próximos dias. “Essa regulamentação irá definir os mecanismos de compensação para aqueles que precisam regularizar sua propriedade rural. Nós temos 350 comunidades envolvidas com a preservação ambiental. É o maior programa de agricultura sustentável em execução no Brasil, apoiado pelo Banco Mundial com recursos de US$ 140 milhões, e isso nos permite cumprir a lei de maneira voluntária”, destacou Christino Áureo.

A professora Izabelli Teixeira, 38 anos, recebeu, das mãos da ministra, o comprovante de cadastro da propriedade rural de seu pai, o produtor rural e pecuarista Israel Badini, 71 anos. Situada no município de Macuco, a propriedade possui 213 hectares, das quais 79 hectares são de áreas florestadas, ou seja, de vegetação nativa.

Carmo atinge números excelentes de atendimentos a produtores rurais

A Secretaria de Agricultura de Carmo tem dado atenção especial aos produtores rurais. Esse olhar diferenciado traz resultados animadores para e tem proporcionado a melhoria dos serviços. Segundo balanço da secretaria, entre janeiro e setembro deste ano o serviço de mecanização agrícola atendeu 97 produtores durante 989 horas em 165 hectares. No conjunto, foram 334 propriedades atendidas em nove meses.

Outro importante número é o de animais vacinados. Foram 2.572, sendo 137 contra raiva animal, 1.886 contra brucelose e 549 receberam outras vacinas. No mesmo período, foram realizados 53 procedimentos clínicos e 898 procedimentos cirúrgicos (descorna, castração e outros). Por fim, foram realizados 422 exames de brucelose e tuberculose. “Com esse número alto de atendimentos, nós vamos melhorando a qualidade dos animais e tendo um controle melhor dos rebanhos. Estando com as vacinações em dia, o produtor tem a certeza de que o rebanho está saudável”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Adriano Fernandes.

É importante ressaltar que, na Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa bovina, realizada em maio deste ano, Carmo conseguiu eficiência de vacinação de 99,31% do rebanho, o quinto melhor índice do estado. Agora, neste mês de novembro, está sendo realizada a segunda etapa de vacinação deste ano. O município espera manter o nível de excelência. “Nessa campanha de novembro contra a febre aftosa, o produtor tem que declarar todo o rebanho, mas ele só vacinará os animais que têm até 24 meses. Isso é responsabilidade do produtor, mas nada impede que a secretaria dê um apoio a alguém que tenha alguma dificuldade por uma razão diferenciada. Acredito que, desta vez, possamos atingir os 100%”, concluiu Fernandes.

Festa da Flor em Nova Friburgo

A 9ª Festa da Flor de Nova Friburgo será realizada desta quinta-feira,, dia 14 a domingo, 17 de novembro.  O evento, promovido pela Associação dos Agricultores Familiares e Amigos da Comunidade de Vargem Alta (Afloralta), com apoio da Prefeitura e produção da Teia de Eventos, terá exposição de flores, plantas, hortifrutigranjeiros e artesanato, além de oficinas, shows, danças e comidas típicas dos povos colonizadores. Também haverá recreação infantil e muito mais. O local escolhido para a festa é a Praça do Suspiro, bem no Centro da cidade.

Aconteceram palestras, oficinas de pet, cursos de arranjos florais e buquê de noiva, recreação infantil e shows para cerca de 130 pessoas, em sua maioria produtores rurais e familiares. A artista floral Tânia Santos, que já havia ministrado oficinas em edições anteriores da Festa da Flor em Nova Friburgo, esteve em contato, pela primeira vez, com a comunidade de Vargem Alta. “Foi uma surpresa ver um local onde a tecnologia deu realmente uma reviravolta. Os produtores estão engajados, recebendo bem as inovações, incorporados de verdade, comprometidos com a qualidade, preocupados em trabalhar com a forma correta, e felizes com os resultados”, disse.

A Festa da Flor 2013 em Nova Friburgo terá apoio das associações de floricultores, agricultores orgânicos, truticultores, produtores de morango e da agroindústria da região, visando novas alternativas de comercialização para os agricultores familiares assistidos pelos programas Prosperar (agroindústria) e Florescer (floricultura), e outros vinculados ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Produtores utilizam nova estrada em Serra das Almas

Os produtores rurais do município de Trajano de Moraes já começaram a desfrutar da nova estrada que está sendo preparada em Serra das Almas. Equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Prefeitura de Trajano de Moraes trabalham no recapeamento asfáltico de toda a via e até a parte da serra, antes de chegar a Ponte de Zinco, que recebeu uma nova camada de asfalto.

O prefeito do município, Carlinhos Gomes (PSDB), esteve no local por diversas vezes, só que, semana passada, ele apareceu no local das obras para agradecer aos dedicados funcionários que lá estavam. Ele cumprimentou todos e disse do orgulho para o município e interior em ter uma nova estrada que atenda aos anseios dos trabalhadores e produtores rurais.

Carlinhos disse que, agora, os motoristas terão mais tranquilidade no trajeto com suas mercadorias, veículos serão preservados, devido não haver mais buracos e lama e até as propriedades locais poderão sofrer valorização devido a um bom asfalto passar na porta de todos daquela região.

O prefeito trajanense estava acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Isaías Nogueira (PSDB), que também ficou satisfeito com a qualidade do material asfáltico implantado em Serra das Almas.

– Sabia que nosso prefeito não estava parado e foi ao Rio de Janeiro buscar melhorias para a nossa região. Hoje, todos nós  estamos orgulhosos em ter uma estrada com novo asfalto e de qualidade em Serra das Almas – disse o presidente da Câmara.

Cordeiro intensifica vacinação contra a febre aftosa

No último dia 1º de novembro, teve início a segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa. Na primeira etapa, realizada em maio, o índice de vacinação obtido em Cordeiro foi de 96,04%, como confirma o secretário municipal de Agricultura, Juarez Folly. Ele ressalta que os pecuaristas têm mais um importante compromisso com a sanidade de seus rebanhos bovinos nesta campanha, que vai até o dia 30.

Deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. Pelo segundo ano consecutivo, será realizada, no estado, a campanha parcial. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a obtenção de índices vacinais superiores a 90% dão segurança para a sequência do processo de retirada da vacina, o que deverá ocorrer gradualmente daqui a alguns anos.

A vacinação de animais de até dois anos de idade, que acontece em novembro, já representa diminuição de despesas para o produtor, tanto na aquisição de vacinas quanto no pagamento de mão de obra. Também facilita o manejo do rebanho, uma vez que, historicamente a grande quantidade de chuvas neste mês costuma interferir no processo de vacinação.

O estado do Rio de Janeiro é considerado uma área livre de aftosa. Há 16 anos sem o registro da doença em seu rebanho.

Ver anterior

Futebol feminino de Nova Friburgo volta a ter apoio

Ver próximo

Setor de moda íntima engajado na sustentabilidade

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!