Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Duas bebidas tipicamente brasileiras poderão se misturar para atrair turistas às regiões Serrana e Centro-Norte Fluminense. Pelo menos foi o que ficou definido na manhã do último dia 10 de junho, quando representantes e secretários municipais de Turismo, ligados ao Conselho de Turismo Caminhos da Serra, estiveram reunidos no Museu Nacib Mansur, na sede da Sociedade Musical 15 de Novembro, no Centro de Cantagalo.
Por Cantagalo, além do secretário municipal de Turismo, Raphael Jevaux, também participaram as secretárias Cristiane Robadey (Cultura) e Ana Paula Giron (Governo). Além de Cantagalo, participaram os municípios de Macuco, Duas Barras e Bom Jardim.
Os representantes dos municípios discutiram a necessidade de elaboração de um projeto comum que trabalhe um produto oficial a ser explorado na região. Essa discussão é o desdobramento do encontro realizado em abril com o secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix.
Envolvendo café e cachaça, o roteiro beneficiaria os municípios do conselho, que contam com produções artesanais de cachaça, destacando, em sua grande maioria, produtores em regime de agricultura, além do café, que oferece desde os campos plantados até produções familiares e industriais, já que a região conta com várias torrefações da bebida.
– Trata-se de um trabalho de médio a longo prazo, já que, além de criar toda uma estrutura mínima, trabalharemos os produtores para que possamos oferecer, durante o roteiro, visitações aos processos produtivos, degustação dos produtos e, desta forma, levar a oportunidade de aumento de renda e emprego diretamente a esses setores e, indiretamente, aos demais setores ligados ao turismo, como hotéis, restaurantes, pousadas, transporte, bares, entre outros – disse o secretário de Turismo de Cantagalo, Raphael Jevaux.
A próxima reunião do Conselho de Turismo Caminhos da Serra, ainda sem data definida, será na cidade de Duas Barras, quando o projeto já começará a ser elaborado.