Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Ao que tudo indica, os boatos que até então vinham correndo nos bastidores da política bibarrense, pouco a pouco vêm tomando forma. Pelo menos foi o que ficou claro em sessão da Câmara Municipal de Duas Barras, quando o vereador Guilherme Oliveira, o Xim (PT), antecipou a corrida eleitoral de 2016, quando anunciou o lançamento da chapa tendo o atual presidente da Câmara, Diego Ornellas (PMDB), para prefeito, e o vereador Francisco Fortunato, o Chiquinho São João (PMDB), de Monnerat, para vice.
O fato que surpreendeu a todos e causou estranheza nos meios políticos acabou merecendo destaque durante a sessão, que tinha por objetivo, simplesmente, eleger a nova Mesa Diretora do Legislativo para o biênio 2015/2016. Não só pelo fato de que ainda faltam mais de dois anos para a próxima eleição, mas, principalmente, por não ter sido comentado por nenhum vereador ou negado pelos envolvidos que tiveram seus nomes lançados durante a sessão.
Outro fato que também chamou a atenção foi a rapidez em que aconteceu a eleição da nova Mesa Diretora, tendo sido a primeira Câmara da região a definir seu novo presidente, apenas oito dias do início do período regimental, que prevê um prazo de 120 dias para acontecer, antes do término do mandato da atual mesa diretora, conforme informou o atual presidente da Casa, Diego Ornellas.
Apesar da extrema importância da sessão, que tinha por objetivo eleger o presidente do Poder Legislativo, o plenário da Casa estava praticamente vazio, parecendo que a população bibarrense não estaria interessada no desenrolar da sessão. Coube aos inúmeros fogos de artifício, que insistentemente foram detonados antes e depois da sessão, a missão de informar à população de que algo diferente estaria acontecendo na cidade de Duas Barras.
Apesar de eleito por unanimidade, contando com o voto de todos os nove vereadores (fato inédito), o vereador Chiquinho São João (eleito presidente) foi escolhido, antecipadamente (conforme informou a Coluna do Vereador, do JORNAL DA REGIÃO), contando com apoio direto e a articulação do atual presidente da Casa, Diego Ornellas (eleito vice-presidente) e dos vereadores Marcos Antônio, o Bananeira (PMDB), eleito primeiro secretário, e Antônio José Feuchard (PSD), da bancada de Monnerat. O reforço que faltava veio com o apoio explícito do vereador Xim, eleito segundo secretário).
Segundo informações de bastidores, haveria possibilidade do surgimento de uma nova candidatura, entretanto, teria sido desarticulada com a união dos dois vereadores de Monnerat em torno do nome de Chiquinho São João, no desejo de que o Legislativo de Duas Barras, após 10 anos (quando teve como presidente o vereador José Ronaldo), voltasse a ser comandado por um representante do segundo distrito.
– Vou precisar da união de todos os vereadores, pois a Câmara Municipal é de todos nós. Quanto ao relacionamento com o Executivo, comandado pelo prefeito Alex Rodrigues (PMDB), será o melhor possível. O bom relacionamento irá depender dele, pois a chapa eleita hoje não é de oposição ao atual governo. Entretanto, somos vereadores e iremos desempenhar o nosso papel de fiscal do Executivo. Quanto ao lançamento do meu nome para vice-prefeito, não descarto essa possibilidade, é preciso que haja um consenso em torno disso e muito diálogo, não só com os vereadores, mas, também, com o próprio prefeito – afirmou o vereador Chiquinho São João.
O prefeito Alex Rodrigues fez questão de parabenizar o presidente eleito, vereador Chiquinho São João, e todos os demais membros da nova Mesa Diretora do Legislativo, que passará a comandar a Câmara a partir do próximo ano.
– O meu desejo é de continuar tendo, com o Poder Legislativo, um relacionamento de alto nível, como tem sido até agora, aprovando as leis e mensagens de interesse de todo o nosso povo – destacou Rodrigues.