Câmara aprova criação de CPI em Cantagalo

Por unanimidade, os vereadores de Cantagalo aprovaram o requerimento do vereador Ciro Fernandes (PR), no qual ele pede a investigação do caso de suspeita de desvio de verbas da Secretaria de Assistência Social em 2013. Dessa forma, foi dado o primeiro passo para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Social. A votação ocorreu no último dia 11 de setembro.

No começo do mês, uma auditoria realizada pela Prefeitura identificou uma série de problemas, incluindo um provável desvio de verba que teria sido realizado por uma funcionária da Secretaria de Assistência Social. A denúncia do vereador ainda leva em consideração que, apenas com as senhas da ex-secretária seria possível realizar as operações que levaram aos desvios, desta forma, levantando suspeitas quando à participação da ex-gestora na fraude.

CPI (II)

O vereador Tadeu Leite (PSB) foi um dos que votaram favorável às investigações das suspeitas sobre desvios de verba da Assistência Social. O fato curioso nesse voto, especificamente, é o parentesco que o parlamentar tem com a funcionária da secretaria acusada de realizar os desvios. Apesar dos laços, isso não o impediu de votar pela abertura das investigações.

Bicicletários

Uma proposta de indicação encaminhada pelo vereador Gustavo Dutra Barroso (PSD) propõe ao município de Nova Friburgo a criação, por parte do Poder Executivo, de uma lei para a instalação de bicicletário em estabelecimentos comerciais em toda a cidade.

Segundo a sugestão do parlamentar, a instalação deverá ser obrigatória em mercados, supermercados, hipermercados, shopping centers, centros comerciais e similares.

Biodiversidade

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Friburgo na última terça-feira, 16 de setembro, o vereador Wanderson Nogueira (PSB) propôs uma indicação. Ele solicitou o envio de mensagem ao prefeito Rogério Cabral (PSD) a fim de que este envie ao Legislativo um projeto de lei para a criação do Sistema Municipal de Conservação da Biodiversidade de Nova Friburgo, além de autorizar o chefe do Poder Executivo a efetuar repasses do ICMS Ecológico.

Parapente

Os praticantes de voo livre, especialmente parapente, solicitaram ao vereador Ocimar Pulunga (PSD), que interviesse pelo conserto da estrada de acesso à plataforma de salto no alto do bairro São José. O vereador informou, então, que irá conversar com o secretário municipal de Transportes, Alcemir Grimião, e crê que, com duas horas de trabalho da patrol, é possível resolver o problema.

Faol se compromete a não aplicar dupla função aos motoristas

Audiência pública realizada no último dia 8 de setembro, de autoria do vereador Cláudio Damião (PT), na Câmara Municipal de Nova Friburgo, discutiu a informação de que a Friburgo Auto Ônibus (Faol) pretendia estender a dupla função aos motoristas, que passariam a cobrar passagens.

Presente à reunião, o promotor do Ministério Público do Trabalho (MPT) Francisco Araújo informou que procedimento já foi instaurado pelo MPT sobre o assunto e que a audiência está marcada para o próximo dia 29 de setembro.

O empresário Renato Valim, diretor da Faol, esclareceu que não há pretensão da empresa em aplicar tal procedimento.

Já o vereador Cláudio Damião lamentou a ausência injustificada de representantes do Poder Executivo, responsável por fiscalizar o contrato e os serviços de transporte coletivo, que são concedidos e de responsabilidade do município.

Homofobia

Sérgio Nogueira (PSB), vereador de Dourados (MS), afirmou que os homossexuais devem ser “colocados em uma ilha” por 50 anos; “Não podemos passar a ideia de que o anormal é normal. Bota (sic) as pessoas que pensam assim numa ilha por 50 anos. Coloca essas pessoas numa ilha e depois de 50 anos volta para ver; não vai ter mais ninguém”, declarou; “Não sou a favor da homofobia. Quero colocar a população para refletir”.

Audiência pública

O vereador José Sebastião Rabello, mais conhecido como Zezinho do Caminhão (PSB), organizou uma audiência pública na Câmara Municipal de Nova Friburgo, no último dia 10 de setembro. A reunião, aberta à comunidade, contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Saúde e teve como objetivo o debate de assuntos relativos às ações do conselho em Nova Friburgo. A audiência aconteceu na sede.

Ver anterior

Antenas de telefonia celular rural começam a ser instaladas

Ver próximo

Eleições

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!