Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Sessão plenária da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo do dia 14 de fevereiro aprovou a realização de mais três audiências públicas: avaliação do pedido do vereador Marcos Medeiros (PTB) sobre a atuação do Governo do Estado em Nova Friburgo; instituição dos planos de cargos, carreiras e remuneração dos profissionais de apoio à educação municipal, no dia 2 de março, às 18h30min., por solicitação do vereador Marcelo Verly (PSDB); e, a pedido do vereador Roberto Wermelinger (PSD), para apresentação de propostas sobre o programa de desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas. O debate será realizado no dia 19 de março.
Meio ambiente
Dois projetos do vereador Marcelo Verly foram aprovados recentemente pela Câmara Municipal de Nova Friburgo. O primeiro dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso, quando houver risco de desabastecimento total ou parcial. Além disso, o projeto de lei institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água e Reuso em Edificações.
O segundo projeto trata do Programa de Recuperação e Preservação da Permeabilidade do Solo, criado com o objetivo de estabelecer medidas que permitam a redução de áreas de solo impermeabilizado, facilitando a diminuição do volume de água escoado pelo sistema de drenagem; a redução do risco de inundações e enchentes e dos gastos gerados pela sobrecarga da rede de captação de águas pluviais, além da diminuição das “ilhas de calor”, entre outros objetivos.
Vinte e um
A partir de 1º de janeiro de 2013, Nova Friburgo passará a ter 21 vereadores. Na Câmara Municipal, já fizeram as contas. Garantindo o atual salário dos 12 vereadores, na próxima legislatura será necessário cortar pela metade o número de assessores parlamentares dos gabinetes de quatro para dois assessores e outras mordomias mais. O número de parlamentares no municípios será elevado dos atuais 12 para 21 já nas eleições de outubro.
Na folia
Junto ao prefeito de Cantagalo, Guga de Paula (PP), e seus convidados, acompanharam os desfiles de blocos e escolas de samba no palanque oficial o presidente da Câmara Municipal, Ocimar Merim Ladeira, o Pulunga, além dos vereadores Heitor Purger, Renata Huguenin e Valdevino Zanon. Uns estiveram em dias alternados durante a folia, outros, todos os dias durante o Carnaval. A diversão foi garantida durante o reinado de Momo.
Vereador pede verbas para Cordeiro
Na última visita que o deputado e presidente da Alerj, Paulo Melo, fez a Cordeiro, anunciou, para o prefeito Silvinho Daflon, que vai “liberar” cerca de R$ 9 milhões do projeto ‘Somando Forças 2’, do Governo do Estado, para este ano.
Segundo o vereador Robson Careca, estes benefícios virão em boa hora para serem investidos em vários setores. Um deles serão as obras de reforma de quartos de enfermarias do Hospital Antônio Castro.
Placas indicativas
O vereador João Romão apresentou indicação ao Executivo para fixar placas indicativas de horário de funcionamento nos locais de lazer, como as quadras, as praças e/ou espaços públicos no município de Carmo. “Essa indicação se faz necessária para que a população possa programar seus horários e usufruir dos locais públicos destinados ao lazer de forma mais eficaz”, justificou o parlamentar.
Aumento
A Câmara Municipal de São Sebastião do Alto autorizou o Legislativo a conceder reajuste salarial aos servidores efetivos e aos cargos comissionados da Casa no valor de 14,13%, que passou a vigorar a partir de 1º de janeiro de este ano.
Conforme a proposta aprovada, os servidores efetivos terão 15% de aumento salarial, sendo 5% em setembro, 5% em outubro e mais 5% em novembro deste ano.