Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Augusto de Souza Brandão, o Barão de Cantagalo
A Câmara Municipal de Cantagalo aprovou, na sessão do dia 16 de fevereiro, o projeto de resolução N° 002/2022 de autoria do vereador Matheus Arruda (PP) que cria a Condecoração Barão de Cantagalo.
A resolução visa homenagear uma personalidade cantagalense por ano, que se destaque na produção agrícola e pecuária em todas as modalidades, seja pequeno, médio ou grande produtor.
A indicação do agraciado ou agraciada deverá ser feita através de projeto de resolução dos vereadores, devidamente justificado e acompanhado de relatório que embase a concessão da proposição e deve ser aprovado por 2/3 dos votos.
A data escolhida para a entrega será a sessão ordinária em que for feita menção ao Dia Nacional da Agricultura, comemorado nacionalmente, no dia 17 de Outubro.
“A escolha do Barão de Cantagalo é devido à sua forte influência na produção agrícola do Município. Graças a ele e outros Barões, o Município teve relevância nacional, de modo que o centro de gravidade da produção fluminense se deslocou do setor ocidental da bacia do Paraíba para o setor oriental, encabeçado por Cantagalo. Meu objetivo neste primeiro ano da resolução é homenagear o médico e produtor Renato Lutterbach, por manter a produção agrícola e pecuária na Fazenda Sant’Anna, onde residiu Augusto de Souza Brandão e, também, por manter viva a história do nosso Município com o restauro deste patrimônio histórico”, destacou o vereador Matheus Arruda.