Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Câmara Municipal de Nova Friburgo retornou dia 1º de agosto as sessões ordinárias com novidades. Agora, as sessões passarão a ser “transmitidas” também em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo, assim, que os deficientes auditivos tenham acesso aos pronunciamentos dos parlamentares, assim como ao conteúdo dos projetos em pauta. Vale destacar que, durante o recesso das reuniões, os gabinetes e demais setores do Legislativo estiveram funcionando normalmente.
O vereador Márcio Damázio (PSD), presidente da Câmara, afirma que esta medida de inclusão de portadores de deficiências auditivas mostra que é possível ter políticas de inclusão para os portadores de necessidades especiais.
Muro
Durante o programa ‘Orçamento Participativo’, da Prefeitura de Cantagalo, em Euclidelândia, terceiro distrito, dia 31 de julho, o vereador Tião Carne Seca (PSB) defendeu a construção de um muro de contenção na rua que liga o Centro do distrito ao bairro Industrial. A proposta foi contemplada pela Prefeitura e está na lista de reivindicações da comunidade.
Moradores do Recanto reclamam na Câmara
A Câmara Municipal de Cordeiro recebeu, na sessão de segunda-feira, 5 de agosto, representantes dos moradores do bairro Recanto das Palmeiras. Eles entregaram um abaixo-assinado com 800 assinaturas pedindo a paralisação de obras realizadas pela Prefeitura no bairro. Segundo os moradores, o Poder Executivo invadiu uma área destinada a lazer no bairro, um campo de futebol atualmente. O terreno onde a Prefeitura realiza terraplanagem foi doado pelo antigo proprietário das terras loteadas para a criação de uma área de lazer para o órgão público. No entanto, o Executivo tem intenção de fazer obras de habitação social no local. Quem tem imóvel reclama que seus investimentos sofrerão com a desvalorização do bairro.
Pedágio
Sessão da Câmara de Cantagalo contou com a participação de Carlos Roberto de Figueiredo Consídera. Ele expôs a insatisfação de boa parte da população sobre a concessionária Rota 116 e a existência de dois pedágios na RJ-116 em uma distância inferior a 100 quilômetros, contrário ao que determinam acordos internacionais.
Juntos
O ex-prefeito de Cantagalo, Guga de Paula (PP), participou das inaugurações dos apartamentos construídos pelo Estado para famílias atingidas pelas chuvas em Nova Friburgo. O ex-prefeito estava acompanhado dos vereadores Rafael Carvalhaes (PSL) – o mais votado da história do município – e Jorge Quíndeler (PP).
Câmara regulariza Fundo de Previdência
A Câmara de Nova Friburgo aprovou uma proposta de lei para regularizar fundo de previdência municipal e permitir que Prefeitura volte a receber recursos federais de convênios e emendas. O projeto, encaminhado em regime de urgência urgentíssima pela Prefeitura, foi aprovado quinta, 1º de agosto, o qual autoriza o município a fazer aportes ao longo de 300 meses, a contar de janeiro de 2014, ao Fundo Municipal de Previdência, responsável pelo pagamento dos aposentados e pensionistas do quadro fixo (regime estatutário).
Atualmente, são 387 inativos e pensionistas e 164 na ativa, o que causa desequilíbrio atuarial. Tal desequilíbrio fez com que o município perdesse seu Certificado de Regularidade Previdenciária, tornando-se inadimplente no Cauc (Cadastro Único de Convênios) do Governo Federal.
Poste inclinado
O vereador Robson Careca (PDT), atendendo a pedido de moradores, fiscalizou e observou um poste que chama a atenção de quem passa no Centro de Cordeiro. O poste de concreto está curvando o seu meio e, por estar carregado de fios de eletricidade e telefonia, levou preocupação ao vereador. Para Careca, algumas fotos tiradas servirão para ser apresentadas junto ao questionamento da empresa Ampla.
Volta aos trabalhos
Na volta dos trabalhos do Legislativo de Cantagalo, no último dia 1º de agosto, o destaque ficou por conta das mensagens do Executivo. Além disso, o Legislativo começa a receber os pareceres à matéria que trata do comércio ambulante. Também foi entregue advertência por escrito ao vereador que teria ofendido uma vereadora. De positivo, a presença do DJ Marcelinho, após grave acidente automobilístico.