Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Ação ocorreu em trecho onde o fluxo de caminhões é mais intenso
No último dia 5 de dezembro, foi realizada a ‘Blitz da Saúde’, na RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco). O alvo da ação foram os caminhoneiros, já que, na RJ-116, o fluxo de caminhões é intenso todos os dias e, com a chegada do fim do ano, esse movimento é ainda maior, com altos índices de acidentes.
Os caminhoneiros trabalham contra o relógio para fazer o transporte das encomendas. Para aguentar a dupla jornada de trabalho, muitos profissionais recorrem a estimulantes proibidos e até a drogas. De acordo com levantamento da concessionária que administra a rodovia, a Rota 116, de janeiro até novembro, ocorreram 118 acidentes na estrada envolvendo caminhoneiros, com oito mortes.
Além da imprudência, o cansaço dos motoristas também contribui para o aumento desses números. Segundo o Ministério do Trabalho, com a nova lei do caminhoneiro, os profissionais devem ter controle da jornada de trabalho, realizar intervalos de, no mínimo, 30 minutos a cada quatro horas ao volante, além de repouso diário de 11 horas e descanso semanal de 35 horas.
Já uma empresa de Cantagalo realizou a campanha ‘Blitz da Segurança’. Os participantes tiveram dicas de direção segura para o período de férias e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Cerca de 78 caminhoneiros participaram da ação. A ‘Blitz da Saúde’ foi encerrada com uma palestra sobre a imprudência no trânsito no final de ano, alertando os motoristas sobre os potenciais aumentos de riscos.