Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Para aproveitar melhor as potencialidades, o Estado do Rio de Janeiro passou a contar com três Instâncias de Governança Regional (IGRs), aprovadas e validadas pelo Ministério do Turismo. São elas: Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra.
Registradas no Sistema de Informações do Mapa Turístico Brasileiro, as regiões turísticas representam as cidades que delas fazem parte, com a finalidade de desenvolver o turismo consciente, aproximar os municípios, atuar na regionalização, fomentando o turismo e as características do trade.
Uma IGR é uma organização com participação do poder público e privado dos municípios componentes das regiões turísticas do Brasil, com o papel de desenvolver o Turismo em âmbito regional, seguindo as Diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, por meio dos Conselhos Regionais. A divisão das regiões é realizada pelo governo do estado.
De acordo com Marco Navega, presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (CONDETUR), o trabalho de regionalização não é apenas agrupar municípios próximos, e sim criar um ambiente democrático onde um soma ao outro e assim fortalece o turismo, diminuindo a sazonalidade.
“A antiga Região dos Lagos não existe mais, hoje somos a Costa do Sol e criamos diálogos entre os municípios, fazendo uma ponte junto ao Ministério do Turismo. A união sempre gera resultados mais rápidos. Atuamos em conjunto para buscarmos melhorias estruturais e promocionais para as cidades da região”, enfatizou Navega.
Conheça as regiões turísticas (IGR):
Caminhos da Serra (11 municípios)
- Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Sumidouro, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais e São Sebastião do Alto.
Costa do Sol (13 municípios):
- Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé, Quissamã, Carapebus, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Maricá e Saquarema.
Serra Verde Imperial (5 municípios)
- Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.
Foto: Parque Estadual Desengano – Crédito: Samir Mansur Santos