“Caminhos de Mão de Luva”, por Celso Frauches

Mata idêntica à encontrada por Mão de Luva no vale onde está situada a cidade de Cantagalo. Tela de Rugendas

 

Cantagalo foi uma visão de Mão de Luva: muito ouro nos rios, verde intenso nas matas e um manto azul a coroar tudo, iluminado, de dia pela luz do sol, e à noite por miríades de estrelas faiscando…

Segundo pode se depreender das pesquisas de Sebastião Carvalho e Rodrigo de Oliveira, Mão de Luva, esgotadas as minas auríferas da região de Guarapiranga, hoje Piranga, nas Minas Gerais, migrou com os seus irmãos, outros garimpeiros, escravos e libertos, para o então desconhecido “sertões de índios bravos”, mais tarde Sertões de Macacu e Novas Minas de Cantagalo.

Saindo de Guarapiranga/MG, atravessou os rios Pomba e Paraíba do Sul, este no povoado de Porto do Cunha, e veio abrindo trilhas pela mata densa. Ao chegar a determinado ponto, encontrou dois rios e uma entrada para o vale, por onde corria um riacho, com pequeno espaço entre aos morros, na entrada.

Resolveu acessar o vale, abrindo picadas nas margens do citado riacho, mais tarde conhecido por “Mão de Luva”. Era o lugar ideal para construir um povoado, tendo em vista a fartura de madeira, de sapé, de água e livre dos aventureiros que passassem por perto, tendo em vista o difícil acesso. Ali, ele foi como Moisés: viu a Terra Prometida e tudo que viria quando ali entrassem e nela trabalhassem, vivessem, lutassem. Será que Mão de Luva também viu o invisível? Ali seria a Cantagalo do futuro…

 

Caminhada inicial do Mão de Luva, de Guarapiranga, mais tarde Ipiranga, até o local onde está a cidade de Cantagalo.
Caminhada inicial do Mão de Luva, de Guarapiranga, mais tarde Ipiranga, até o local onde está a cidade de Cantagalo.

 

Esse local, a partir de 1786, passou a ser denominado Novas Minas de Cantagalo, reconhecido pelo Reino Unido, Portugal, Brasil e Açores como distrito do município de Santo Antônio de Sá. Mais tarde, sucessivamente, vila São Pedro de Cantagalo e Cantagalo.

Mão de Luva e seus companheiros de garimpagem exploraram ouro de aluvião, praticamente em todos os rios e riachos da região serrana fluminense.

O rio Dois Rios é formado pela confluência do Rio Negro com o Rio Grande, junto à divisa dos municípios de São Fidélis, Itaocara e São Sebastião do Alto, e deságua no rio Paraíba do Sul, sendo um de seus principais afluentes pela margem direita.

 

Mapa do rio Dois Rios
Mapa do rio Dois Rios

 

A área de atuação do Comitê Rio Dois Rios corresponde ao território da Região Hidrográfica Rio Dois Rios (RH-Rio Dois Rios ou RH-VII), que se situa ao longo da região central fluminense até a região norte. Essa Região Hidrográfica corresponde às bacias dos rios Negro, Dois Rios e do Córrego do Tanque, bem como à bacia da margem direita do Médio Inferior do rio Paraíba do Sul, cujos rios principais são o Bengalas, Negro, Grande e Dois Rios, com foz no município de São Fidélis. Outros cursos d’água relevantes dessa Região: Ribeirão das Areias e o Rio do Colégio. Dela fazem parte os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, São Sebastião do Alto, integralmente e, parcialmente: Carmo, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Trajano de Moraes¹.

O mapa de atuação do Comitê Rio Dois Rios² nos dá uma visão do trajeto dos rios explorados por Manuel Henriques e seus companheiros de garimpo. Esse mapa mostra, claramente, os caminhos de Mão de Luva após estar fixado no local onde está a cidade de Cantagalo, percorrendo os rios citados, do atual município de Nova Friburgo ao de São Fidélis.

 

Mapa da Região Serrana Fluminense
Mapa da Região Serrana Fluminense

 

Para os que ainda tratam o garimpeiro Manuel Henriques como um bandoleiro, assaltante, como a Rede Globo, que adulterou a figura do fundador de Cantagalo, e os documentos pesquisados por Sebastião Carvalho e Rodrigo Oliveira, tenho uma entrevista de Oliveira, à jornalista e produtora de TV, Janaína Botelho³, na qual ele faz um perfil do Mão de Luva. Oliveira considera o garimpeiro um líder nato, inteligente, com extraordinária tenacidade, capacidade de realização, de relacionamento pacífico, por exemplo, com o governador das Minas Gerais, Luiz da Cunha Menezes, com os índios da região, os comerciantes de Porto do Cunha e localidades próximas, onde ele e seus liderados adquiriam produtos para o consumo dos moradores do povoado. Ele conseguiu formar uma grande rede de poder, comparado a uma espécie de prefeito dos “sertões dos índios bravos” ou Sertões de Macacu, como era mais conhecida a região dominada por ele. Quando o povoado foi destruído, em 1786, havia cerca de duzentas moradias, ocupadas pelos mineradores, as esposas, filhos e agregados.

 

A planta é de 1830 e mostra a localização das "Minas de Cantagalo" por onde andou Mão de Luva e sua gente
A planta é de 1830 e mostra a localização das “Minas de Cantagalo” por onde andou Mão de Luva e sua gente

 

Convém esclarecer que o uso de armas por Mão de Luva e seus colegas de garimpo era necessário, porque ele administrava uma área devoluta, sem dono registrado nos órgãos oficiais do Império, sujeita ao ataque de ladrões e aventureiros. Como, por exemplo, acontece hoje, com os grandes empresários, bancos, etc. Estes não usam armas, mas têm uma rede de proteção “armada até os dentes”.

Para o turismo, os Caminhos de Mão de Luva permitem uma gama de projetos, ainda inexplorados, entre Ipiranga (MG) e os municípios da região serrana, incluindo São Fidélis.

 

¹ Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/GESTAODEAGUAS/InstrumentosdeGestodeRecHid/PlanodeRecursosHidricos/DoisRiosAgendaAzul/index.htm. Acesso em: 2 jan. 2023.
² Disponível em: https://www.cbhriodoisrios.org.br/area-atuacao.php. Acesso em: 2 jan. 2023.
³ Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=20Xj1l3APX4. Acesso em: 4 jan. 2021.

 

Celso Frauches
Celso Frauches é escritor, jornalista, já foi secretário Municipal em Cantagalo e é presidente do Instituto Mão de Luva.

Ver anterior

Concessão de saneamento do Rio de Janeiro recebe prêmio de melhor projeto

Ver próximo

Nova campanha de adoção de pets acontecerá em Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!