Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Leilão do Esporte, em parceria com o Mercado Bomvalor, promoverá o leilão de uma das camisas mais icônicas do futebol brasileiro. O evento será realizado no dia 14 de junho, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo sistema do Mercado Bomvalor.
Trata-se da camisa 10 utilizada por Pelé na partida entre Santos F.C. e Bangu Atlético Clube pelo troféu Roberto Gomes Pedrosa, conhecido como o Robertão, em 1968. O item esportivo está com lance inicial de R$ 90.000,00 e encontra-se em posse do atual dono, em Belo Horizonte (MG), o zagueiro Lincoln Dias Alves, que recebeu a camisa das mãos do Rei Pelé ao final da partida.
Lincoln Alves, hoje com cerca de 80 anos, acredita que a camisa é uma relíquia do esporte brasileiro, que faz parte do legado que o rei deixou para o esporte. No entanto, neste momento, ela representa algo ainda maior, a esperança de dar conforto para sua esposa de 83 anos que sofre com a doença de Alzheimer.
De acordo com o ex-zagueiro, a esposa encontra-se acamada há cerca de 1 ano, no qual o tratamento é custoso, e foi pensando nisso que o jogador aposentado decidiu leiloar a camisa do Pelé. Ele sabe que o objeto tem um valor sentimental para muitas pessoas, mas, para ele, nesse momento, a saúde e o conforto da esposa vem em primeiro lugar.
“Minha esposa é uma guerreira, sempre esteve comigo em todos os momentos e eu tenho certeza que se fosse ao contrário ela faria o mesmo por mim ou até mesmo muito mais do que eu estou fazendo por ela agora“, explica Lincoln. A doença de Alzheimer é cruel e afeta não só o paciente, mas toda a família. É uma batalha diária que exige muito esforço e recursos financeiros. E é por isso que esse gesto de amor e solidariedade é tão comovente.
Além disso, é uma oportunidade única para os fãs do futebol brasileiro adquirirem um pedaço da história do esporte no país. A camisa em questão é uma relíquia para os amantes do esporte e um item de colecionador para os mais fanáticos pelo Santos F.C. e pelo próprio Pelé.
Para participar do leilão será necessário fazer o cadastro digital dentro da própria página do evento, validar sua identidade de assinatura no app da Conta Comprova (disponível para iPhone e Android), e por último habilitar-se para dar os lances na página do leilão.
Sobre o jogo
A partida ocorreu em 25 de setembro de 1968, no Estádio Pacaembu, em São Paulo, e terminou empatada por 1 x 1. Em 90 minutos, Pelé não marcou gol graças à excelente atuação dos zagueiros Luis Alberto e Lincoln Dias Alves. O jogo entre Santos F.C. e Bangu Atlético Clube foi um marco para o futebol brasileiro, e a camisa utilizada por Pelé na ocasião é um símbolo desse momento histórico. Confira momentos do jogo aqui.
Leilão do Esporte
O Leilão do Esporte é a única casa leiloeira especializada em artigos esportivos e colecionáveis no país. Criada em 2019 pelo leiloeiro Emerson Moreira de Oliveira, inscrito na Junta Comercial do estado de Minas Gerais, sob n.º 386, a casa leiloeira trabalha com itens raros de colecionadores de todo o Brasil, incluindo camisas autografadas, brinquedos, obras de arte e tudo ligado ao esporte e lazer. Além disso, atende esportistas que pretendem leiloar seus itens históricos, dentro ou fora do Brasil, além de grandes instituições, empresas públicas, privadas e atletas que promovem leilões beneficentes em eventos presenciais e online.