Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) está integrando as ações do projeto Escola Nota 10 da Lei Seca à Campanha Maio Amarelo, que tem como tema “No trânsito, escolha a vida!”.
Ao todo 16 municípios do interior já estão no cronograma do projeto. De hoje (8) até sexta-feira, as equipes estarão em escolas de Nova Friburgo, na Região Serrana, promovendo a conscientização entre estudantes para reduzir o número de acidentes de trânsito. No Rio, o Colégio Estadual Canadá, em Olaria, é o primeiro a receber o projeto. No turno da manhã, 70 alunos participaram das atividades.
– O Escola Nota 10 vem somar ao Maio Amarelo, pois leva informação para os adolescentes que em breve estarão pilotando motos, dirigindo ou mesmo pegando carona com amigos e precisam estar conscientes dos risco da associação de álcool e direção. A intenção é que possamos criar uma cultura de responsabilidade na condução de veículos e assim um trânsito mais seguro – afirma o secretário de Governo Bernardo Rossi, lembrando que o projeto tem o apoio do governador Cláudio Castro, e que o trabalho em cidades do interior do Estado do Rio vem sendo intensificado.
As ações incluem palestras e vídeos com orientações sobre segurança no trânsito, alertas sobre os riscos da associação de álcool e direção, atividades interativas que ajudam os estudantes a compreenderem o impacto do álcool sobre o condutor, além de depoimentos de agentes PCDs (pessoas com deficiências) que estão na condição de cadeirantes por conta de acidentes envolvendo álcool e direção.
– Os depoimentos dos agentes PCDs despertam reflexões. São jovens que estão nesta condição de cadeirantes por conta de acidentes que envolveram álcool e direção. Os depoimentos sensibilizam e despertam imediatamente a consciência sobre a importância da responsabilidade no trânsito – destaca Bernardo Rossi.
Ao fim das palestras, alunos participam de uma blitz educativa – com toda estrutura da Lei Seca – para conscientizar motoristas.
Mais de 1,1 mil alunos já receberam orientações
Em Nova Friburgo, o projeto será levado ainda ao CE Dr. Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino; no CE Etelvina Schottz, em Córrego Dantas; CE Eduardo Breder, no Campo do Coelho e no CE Augusto Spinelli, no Cônego.
O Escola Nota 10 da Lei Seca já foi levado a escolas de Petrópolis e Teresópolis, também na Região Serrana, onde mais de 1.100 alunos receberam informações nas últimas semanas. O projeto será levado ainda a escolas dos municípios de Sumidouro, Três Rios, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Paraíba do Sul, Armação de Búzios, Cordeiro, Carmo, Duas Barras, Macuco, Bom Jardim, Cantagalo e Comendador Levy Gasparian.