Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em relação à nota divulgada pelo JORNAL DA REGIÃO do último dia 6, sobre o pedido do vereador Homerinho da Saúde (PSB) de colocação de quebra-molas em dois pontos do bairro Quinta dos Lontras e na Rua Nair Jacinta, no bairro São José, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo informa que está dando início à campanha de conscientização ‘Evite Quebra-molas’, que consiste na colocação de faixas indicativas de velocidade máxima permitida de 40 km/h em locais onde a população solicita a instalação de quebra-molas. O objetivo é fazer com que a faixa funcione como um canal de conscientização, fazendo o motorista reduzir a velocidade. As primeiras faixas já foram encomendadas e os pontos indicados pelo vereador também já foram incluídos na campanha.
Vereadores lançam novas indicações
Na sessão de segunda-feira, 11 de março, da Câmara de Cordeiro, cinco vereadores apresentaram indicações para o município. Uma delas, de autoria de Robson Careca (PDT), pede a informatização da área de saúde e a criação de um cadastro dos usuários. Ele também solicitou a priorização da compra de legumes e hortaliças dos proprietários rurais de Cordeiro.
Já o vereador Silênio Graciano (PR) solicitou uma nova ponte no final de uma rua no bairro Lavrinhas e um parque infantil atrás da quadra municipal.
A vereadora Jussara Barrada (PTB) pediu, através de sua indicação, a colocação de braços de luz nos postes na ‘Curva do Janu’, e reforma da Rua Antônio Bonafé. E Amilton Biti (PPS) solicitou a limpeza da quadra inacabada no Retiro Poético e da Praça Guadalajara.
Por fim, o vereador Mário Araújo (PSD) pediu a circulação de carro fumacê no município. Ele também indicou a criação de um núcleo do PSF na bairro Rodolfo Gonçalves, que seja extensivo aos moradores do bairro Dois Vales.
Senhora com 92 anos é homenageada*
A senhora Maria Madalena, de 92 anos, foi homenageada pelo vereador Zé da Uta (PSL) na sessão da Câmara de Cantagalo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março.
A senhora Maria Madalena, que já é tataravó, foi a segunda moradora do bairro São José, o mais populoso de Cantagalo, e tem 284 descendentes, sendo 16 filhos, 150 netos, 111 bisnetos e sete tataranetos.
Câmara de Duas Barras: primeira sessão
A Câmara Municipal de Duas Barras se reuniu, pela primeira vez no ano, no dia 18 de fevereiro, para a primeira sessão ordinária. Não foram divulgados detalhes dos assuntos abordados. Durante a sessão, fez uso da tribuna o prefeito Alex Rodrigues (PMDB).
Na ocasião, estiveram presentes, além do prefeito, o presidente da Casa Legislativa, vereador Diego Thurler Ornellas (PMDB), e os vereadores Marcos Antônio Fernandes (Bananeira – PMDB), Nauto da Silva Serafim (PMDB), Francisco Fortunato de Souza (Chiquinho São João – PMDB), José Ronaldo Fernandes Corrêa (Zé Ronaldo – PP), Armando Rosemberto Mattos Teixeira (Bebeto – PSDB), Antônio José Feuchard do Couto (PSD) e Guilherme Soares de Oliveira (Xim – PT).
Ouvidoria
A Ouvidoria por e-mail da Câmara Municipal de Cordeiro já está funcionando. O serviço recebe as reclamações, elogios, sugestões e solicitações. O objetivo é criar um canal de comunicação entre o cidadão e o Poder Legislativo, ouvindo e considerando as sugestões levantadas pelos cordeirenses. Para enviar sua participação, o e-mail da Ouvidoria é: ouvidoria@camaracordeiro.rj.gov.br.
Uso dos veículos da Câmara limitados
Em recente sentença proferida pela juíza titular da 3ª Câmara Cível de Nova Friburgo, Adriana Valentim Andrade do Nascimento, foi decidido que o uso de veículos oficiais do Poder Legislativo, a partir de agora, fica restrito “às finalidades relacionadas ao exercício das funções parlamentares”. A decisão foi proferida na Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público em 2008, que, na ocasião, questionou “o excesso e utilização indevida dos carros oficiais da Câmara”. O Legislativo ainda não foi notificado oficialmente da sentença datada de 30 de janeiro.
O atual presidente da Casa, Márcio Damazio (PSD), já solicitou que todos os 10 veículos fossem recolhidos ao pátio do Legislativo e conversou com o procurador da Casa, Rodrigo Ascoli, para que crie um critério único para utilização dos carros.