O ex-jogador de basquete Alexey Carvalho, por intermédio do empresário local, Tony Ventura, apresentou ao prefeito Rogério Cabral (PSD) e ao secretário de Esportes, Lazer e Políticas Públicas para a Juventude, Renato Satyro, o projeto para a criação de um camp de basquete em Nova Friburgo. O camp aconteceria em janeiro e teria a duração de uma semana.
– Vejo com muito otimismo a possibilidade de trazermos para Nova Friburgo esse camp de basquete e atrair vários jovens que praticam basquete nos diversos cantos do país para que, durante uma semana, possam estar treinando diariamente, em tempo integral, desenvolvendo e aprimorando os fundamentos do basquete – disse Alexey.
O projeto prevê o acompanhamento de profissionais renomados, técnicos profissionais de basquete, inclusive de fora do país, para que os jovens possam ter a possibilidade de aprimorar os fundamentos e, assim, retornando para seus clubes e cidades depois de evoluírem tecnicamente a partir do camp. Para Alexey, Nova Friburgo seria a cidade perfeita para iniciar esse projeto no Brasil, muito comum nos Estados Unidos.
– Camp de basquete nos Estados Unidos é muito comum, praticamente encontra-se um em casa esquina, mas o custo é muito alto, tornando-se um privilégio para poucos que têm condições de ir aos Estados Unidos e participar desses eventos por lá. Nós queremos proporcionar o inverso, o mesmo que é feito e ofertado lá, mas aqui, no Brasil. Vejo em Friburgo a cidade perfeita para abrigar e receber o projeto por todas as qualidades como logística, clima, pessoas, infraestrutura e história ligada ao basquete. É uma cidade que gosta de basquete e que respira esportes. Temos, agora, todo esse viés dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, na nossa cidade, na nossa capital, então acho que o momento é bom e favorável – explicou Alexey.
O secretário de Esportes, Lazer e Políticas Públicas para a Juventude, Renato Satyro, destacou a participação da Prefeitura como parceira e ressaltou a importância da viabilização do evento na cidade.
– A Prefeitura de Friburgo entra como parceira no projeto. Vamos tentar viabilizar a vinda desse projeto para a cidade buscando locais para treinamento e parceiros que possam fazer parte desse evento para que ele seja instalado aqui, no município. É interessante trazer atletas de ponta do basquete para Nova Friburgo, inclusive de nível internacional, para que as crianças tenham espelhos, fazendo com que mais jovens voltem a praticar o esporte – explicou o secretário Renato Satyro.