Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Carmense, Egberto Gismonti é considerado um dos maiores representantes da música instrumental brasileira. Foto: Reprodução/Internet
Na próxima sexta-feira, 04/02, o canal Arte1 irá exibir ao vivo uma apresentação dupla com o compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti e o grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. A transmissão começará a partir das 19h30, e será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
No concerto inédito, Gismonti vai celebrar a música brasileira e trazer a público obras do seu próximo disco. Na programação, a Orkestra Rumpilezz também irá conduzir o primeiro show após a morte do seu maestro e fundador, Letieres Leite.
O espetáculo abrirá a primeira edição do FIBRA (Festival Instrumental Brasil) que acontece entre os dias 4 e 6 de fevereiro. O festival será dedicado à música instrumental brasileira, com uma programação que inclui shows, oficinas, workshops, intervenções, jam de forró, mostra de filmes e mesas de debate. Uma série de espaços no Rio de Janeiro e em São Paulo também contarão com shows do festival.
Além da transmissão pelo canal Arte 1 na TV por assinatura, o concerto inédito de Egberto Gismonti também poderá ser assistido pelo canal do YouTube da Sarau Agência.
O artista
De família musical, Egberto Gismonti tem sólida carreira internacional e mais de 50 álbuns gravados. Fotos: Reprodução/Internet
Egberto Gismonti nasceu em uma família de músicos no município do Carmo, em 1947. Compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical, o artista é neto e sobrinho de músicos e começou a estudar piano aos cinco anos de idade. Com mais de 50 discos gravados, Gismonti compôs músicas para séries de TV e novelas, como “Pantanal” (Manchete, 1986) e “O pagador de promessas” (Globo, 1988). No ano de 2010, o compositor assinou a trilha sonora do filme “Chico Xavier”, dirigido por Daniel Filho.
Gismonti também é lembrado por escrever a letra e a música do hino oficial da cidade do Carmo:
Oh! Carmo Cidade Bela
Oh! Terra onde nascemos
Todo filho teu, te ama de verdade
Para toda a eternidade!.
Todo o Carmense quer ver teu progresso
Marchar para frente, para a frente
É orgulhoso e também desejoso
De fazer brilhar
A nossa terra e a nossa Gente!