Cantagalense descobre moléculas promissoras para o tratamento do câncer

Cantagalense Vinícius Souza Cunha descobre moléculas promissoras para o tratamento do câncer

Cantagalense Vinícius Souza Cunha descobre moléculas promissoras para o tratamento do câncer

O cantagalense Vinícius Souza Cunha, filho de Telma Diniz e Fábio Cunha, tem se destacado em química. O jovem talento é ex-aluno do Colégio Paulo Cézar Queiroz Faria, dos 4 aos 17 anos. Vinícius concluiu o Mestrado de Química na Universidade Federal do Espírito Santo.

Em suas pesquisas, descobriu moléculas inéditas promissoras para o tratamento do câncer, sendo publicada em Artigo de Revistas renomadas.

Foram sete anos de tantas adversidades, coisas que passamos aqui. Pedi demissão na Cantagalense, empresa que eu trabalhava, fui com ele, jovem de 17 anos, tímido, em um cenário de crise, sem ter emprego, sem estar aposentada. Passamos por muitas coisas, meu filho pensava até em desistir. Foi aí que nos unimos ainda mais para atingirmos nossos objetivos. Foi uma história muito difícil. Ver essa conquista hoje, para mim, foi uma felicidade muito grande, porque um dos meus maiores objetivos é ver meu filho feliz, conquistando o sonho dele, que é ser doutor em química. Agora ele é mestre, e começará o doutorado dele no próximo mês”, relatou Telma Diniz Souza, mãe de Vinícius.

Minha história com a ciência começa desde cedo, sempre fui curioso e sempre tive vontade de aprender. No Colégio Dr Paulo Cezar, em que estudei por mais de 10 anos, tive a oportunidade de fazer o curso técnico em Química Industrial e, a partir daí, me despertou o interesse em Química. Passei na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) para o curso de Bacharel em Química, onde iniciei minhas pesquisas sobre derivados de pirimidinotionas com base de chalconas. Com esse trabalho, fui premiado como melhor apresentação de Síntese Orgânica pela SBQ/ES (Regional do Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Química) em um congresso (ENCAQUI) realizado pela regional. Depois que me formei bacharel, segui direto para o mestrado, trabalhando com uma área completamente inovadora: o uso das reações de Mannich com enaminonaftoquinonas. A partir deste trabalho, foi possível obter sete moléculas inéditas e promissoras para o tratamento do câncer, em especial para o câncer de próstata e de cólon, além de render 2 artigos científicos que ainda serão publicados. Levarei este trabalho para Águas de Lindóia–SP, onde acontecerá o maior congresso de Química do país e o apresentarei para diversos pesquisadores do mundo todo”, afirmou Vinícius Souza Cunha.

O próximo passo de Vinícius Souza Cunha serão mais quatro anos de doutorado.

A principal mensagem que Vinícius quer passar para a juventude é: “nunca abandonar a curiosidade, principalmente sobre a ciência. Vivemos num tempo de negacionismo, falsas informações e descaso com o meio científico. Um país só se torna desenvolvido se dermos o devido respeito à ciência. A curiosidade move a pesquisa e mantém o contato da juventude com o saber científico!”.

Ver anterior

Equipes das Câmaras de Duas Barras e Cantagalo realizam encontro para discutir concurso público

Ver próximo

Câmara de Nova Friburgo aprova garantia do salário mínimo a todos os servidores

2 Comentários

  • Vinícius é uma grata revelação para a química!!! Espero que tenha muito sucesso na sua carreira acadêmica!!!

  • Meu filho, Estou emocionada e orando para q Deus abençoe sua Jornada Acadêmica! Te amo muito!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!