Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O cantagalense Alex Vieitas lançou, dia 12 de agosto, o seu primeiro livro. Intitulado ‘Tributo a Euclides da Cunha’, o livro foi lançado na Casa de Cultura Euclides da Cunha, em São José do Rio Pardo (SP), durante as comemorações pelo centenário da Semana Euclidiana.
A cerimônia foi conduzida pela diretora da Casa de Cultura, Lúcia Vitto, e contou com a participação da diretora do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (Geac), Fernanda Bruni, que leu um trecho do livro, e de Marcos Longo, também diretor do Geac, que falou aos presentes sobre o autor e seu envolvimento no movimento euclidiano.
Após as apresentações, foi a vez do autor, que estava realizando um sonho. Alex Vieitas não comercializou o livro e distribuiu sua obra para os cerca de 450 estudantes e professores envolvidos no Ciclo de Estudos Euclidianos e entregou exemplares nas escolas e bibliotecas de São José do Rio Pardo.
O evento foi prestigiado por estudantes, professores, escritores e por familiares de Euclides da Cunha, liderados pela bisneta de Euclides, Maria de Lourdes da Cunha, que foram do Rio de Janeiro especialmente para a Semana Euclidiana.
Na Semana Euclidiana, Alex Vieitas participou de uma mesa redonda sobre as instituições euclidianas, representando o Geac, ao lado de Fernanda Bruni, além de ministrar aulas no Ciclo de Estudos Euclidianos para estudantes do ensino fundamental.
O livro também será lançado em Cantagalo, em setembro.