Cantagalense vence carnaval no Rio de janeiro, com Escola de Samba Viradouro, de Niterói

A Escola de Samba Viradouro, de Niterói, é a grande campeã do Carnaval Carioca de 2020. A vitória da agremiação veio pelas mãos de um cantagalense: o carnavalesco Tarcísio Zanon – nascido e criado no distrito de Santa Rita da Floresta, em Cantagalo – que comandou a escola de Niterói junto com o companheiro Marcus Ferreira.

Viradouro - Campeã 2020
Viradouro – Campeã 2020

O enredo “Viradouro de alma lavada” falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itapuã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria. Este é o segundo título da escola. A escola de Niterói foi campeã do Grupo Especial do Rio em 1997. No ano passado, ela foi vice-campeã com um enredo sobre histórias encantadas.  

[Os carnavalescos] Marcos e Tarcísio corresponderam, conseguiram nos trazer o enredo, dentro de algumas opções. Quando a gente viu esse enredo, a gente se apaixonou, uma história representativa, uma história muito bonita, que nos honrou muito fazer. Tenho certeza que está em festa Itapuã, a Bahia está em festa“, disse o presidente da Viradouro, Marcelo Calil.

Tarcisio Zanon é natural de Santa Rita da Floresta. filho de Guilherme Antônio Zanon de Souza e Aparecida Cruz Souza. Ele iniciou sua vida artística ainda muito pequeno, quando sem nenhum curso de arte ou ensinamento, começou a desenvolver seu talento na pintura de quadros. Foi carnavalesco da Escola de Samba de Santa Rita da Floresta onde deu inicio a sua vida artística envolvendo-se com o carnaval.

Tarcisio Zanon é formado no curso de Designer Gráfico e posteriormente fez pós- graduação na Universidade Veiga de Almeida em “Carnaval e Figurino”. 

Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, carnavalescos da Viradouro
Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, carnavalescos da Viradouro

Em 2014 foi convidado pela Estácio de Sá para ser assistente de carnaval do carnavalesco Jack Vasconcelos. Em 2015, foi campeão junto do carnavalesco Amauri Santos, alcançando a elite do Carnaval carioca. No ano seguinte, trabalhou no Grupo especial com Chico Spizona, ganhando o prêmio de Estandarte de Ouro com a Ala das Baianas.

Em 2019 como carnavalesco da Estácio de Sá , foi campeão da Serie “A” levando a escola de volta ao Grupo Especial. Nesse ano foi contemplado com os prêmios de Melhor Carnavalesco e melhor figurinista pela Revista Plumas e Paetês Cultural, melhor Carnavalesco e melhor figurinista-conjunto alegórico, pelo site 100% Carnaval, Melhor Carnavalesco pelo Yutube Beleza, e melhor conjunto alegórico pelo Site Carnavalesco.

No Carnaval deste ano. acompanhado de Marcus Ferreira, Tarcisio Zanon mostra mais uma vez o seu talento no carnaval ao ser campeão do Grupo Especial com a Escola de Samba Viradouro, de Niterói. 

Me lembro de quando era criança e o primeiro desfile que me apaixonei foi o de 97, com a Explosão do Universo. Poder estar na Viradouro junto com o meu companheiro e trazer o título para Niterói é um sonho realizado. Eu ainda nem estou acreditando, mas estou muito feliz e de alma lavada como diz o enredo“, disse Tarcísio Zanon.

Classificação Final - Grupo Especial - 2020
Classificação Final – Grupo Especial – 2020

Ver anterior

Vilage no Samba é a grande campeão do Carnaval de Nova Friburgo

Ver próximo

Prefeitura de Nova Friburgo investiga caso suspeito de coronavírus

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!