Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Tesouro Nacional atualizou o pódio dos municípios que prestam informações fiscais e contábeis com mais qualidade. De acordo com a Edição 2021 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, publicado no dia 27/06, no estado do Rio, o primeiro lugar ficou com Cantagalo.
O município de Cantagalo subiu quatro posições no ranking, passando de 5° lugar na edição do ano passado, para o topo do pódio na edição deste ano, que avalia o desempenho relativo ao exercício de 2021.
Segundo o Prefeito Guga, com este resultado, a Administração Municipal mostra novamente que se preocupa com a transparência pública e a modernização do sistema de informações em relação às suas receitas, contas e patrimônios.
Este ranking avalia a consistência das informações (contábeis e fiscais) que são enviadas pelos municípios ao Tesouro Nacional, por meio do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), que logo depois disponibiliza estes dados ao acesso público.
O ranking utiliza a mesma data de corte do Balanço do Setor Público Nacional – BSPN. A previsão legal do BSPN (LRF art.51) estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas. Com o objetivo de obter informações cada vez melhores para a consolidação, a mesma data de corte estabelecida para o BSPN foi definida como marco para a aplicação das verificações do Ranking.