Cantagalo tem 209 anos de emancipado e 166 anos de cidade com 19.390 habitantes

Cantagalo, capital do calcário

Cantagalo, capital do calcário

Uma das primeiras referências oficiais à região, na qual surgiria posteriormente o arraial de Cantagalo, data de 1767, quando as autoridades coloniais ordenam, ao Sargento-Mor Manoel Vieira Leão, a confecção de uma carta geográfica.

Em torno de 1780, no entanto, um garimpeiro de nome Manoel Henriques, por alcunha Mão de Luva, provavelmente natural de Minas Gerais, atravessa o Rio Paraíba do Sul, invadindo o território interditado com objetivo de garimpar ouro de aluvião sem recolher a quinta parte, por lei exigida pela coroa.

Em 1784, organiza-se a primeira expedição contra Mão de Luva e seu bando, comandada pelo Sargento-mor Pedro Afonso Galvão de São Martinho. Tiradentes, como alferes, fazia parte do destacamento, incumbido da realização de levantamentos topográficos. Uma segunda expedição, em 1786, lograria finalmente capturar o contrabandista, referido como “facinoroso” pelas autoridades coloniais. Ele, juntamente com um irmão e vários asseclas, seria levado a julgamento em Vila Rica, escravos e ouro apreendidos e o acampamento arrasado.

 

No município de Cantagalo, existem muitas fazendas históricas
No município de Cantagalo, existem muitas fazendas históricas

 

Em 1814, cessada a febre do ouro, mas tendo início o incremento do café, o “arraial e distrito das Novas Minas de Cantagallo” assume importância crescente, sendo elevado, através de alvará do príncipe regente D. João, datado de 9 de março, à condição de vila, sob o nome de “São Pedro de Cantagallo”, emancipando-se, pois, de Santo Antônio de Sá. Esta última, antiga sede de vasto município, que se estendia da baía de Guanabara até os limites com Minas Gerais. Poucos anos depois, mergulharia em um processo de irreversível decadência, até que dela não restasse mais que as magníficas ruínas de um mosteiro a poucos quilômetros da atual cidade de Itaboraí.

A primeira Câmara Municipal de Cantagalo seria inaugurada em 1815, erigindo-se então o pelourinho no largo do Rossio, descampado situado em frente à velha igreja, em área que difere poucos metros da localização do templo atual, este com data de 1870.

 

Cantagalo - visão áerea
Cantagalo – visão áerea

 

Em 1818, o município de Cantagalo sofreria seu primeiro desmembramento, uma vez que D. João VI aparta-lhe uma vasta região junto a serra da Boa Vista, para a instalação no ano seguinte de uma colônia suíça. Em 1824, os arraiais de Aldeia de Pedra e São Fidélis, anteriormente pertencentes a Campos dos Goytacazes e desde 1814 sob a jurisdição de Cantagalo, retornam ao município de origem.

Uma influência política crescente no âmbito provincial acabaria por elevar a sede municipal à condição de cidade, em 2 de outubro de 1857. A data de tal título, na verdade, mais simbólico do que representativo de uma real modificação de status, seria, durante muitas décadas, já no século XX, confundida com a da sua verdadeira emancipação político-administrativa, ocorrida em 9 de março de 1814.

Antônio Clemente Pinto, imigrante português que enriquecera através do café e do tráfico e se tornaria comendador e posteriormente o 1.º Barão de Nova Friburgo, representava, em meados do século XIX, uma das maiores fortunas de todo o país, proprietário de duas dezenas de fazendas e palácios como os do Catete, no Rio e do Gavião, em Cantagalo. Cerca de 19 cantagalenses ou moradores de Cantagalo, via de regra, ligados à produção e comércio do café seriam agraciados com títulos nobiliárquicos, até o advento da república.

 

Santuário do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo
Santuário do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo

 

A família Clemente Pinto, em sua segunda geração, seria responsável pela chegada em Cantagalo da estrada de ferro, cujo ramal do distrito de Cordeiro até a sede, seria inaugurado em 1876, sob responsabilidade de Bernardo Clemente Pinto Sobrinho, filho do patriarca, já falecido.

Hoje, o município, dono do terceiro parque cimenteiro do país, possui instaladas em seu território as indústrias cimenteiras Votorantim, CSN Cimentos e a Cimento Nacional.

 

Prédio da Prefeitura de Cantagalo
Prédio da Prefeitura de Cantagalo

 

Segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, o município tem 19.390 habitantes. O município é dividido em cinco distritos. São eles: Santa Rita da Floresta, São Sebastião do Paraíba, Boa Sorte, Euclidelândia e a sede.

O prefeito é Joaquim Augusto Carvalho de Paula (Guga de Paula) e a vice-prefeita é Emanuela Teixeira. A Câmara Municipal de Vereadores é presidida por Ciro Fernandes Pinto. Um detalhe curioso é que o prefeito Guga de Paula está em seu quarto mandato na frente do Executivo; e o presidente do Legislativo, Ciro Fernandes, em seu terceiro mandato.

 

Cantagalo
Cantagalo

 

Textos baseados em trabalhos dos pesquisadores Henrique Bon e Clélio Erthal
Extraído do site da Prefeitura Municipal de Cantagalo – RJ

Ver anterior

Município do Carmo participa do projeto ‘Caravana Federativa’ na cidade do Rio de Janeiro

Ver próximo

A força dos jornais do interior

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!