Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Brasil possui mais de 100 municípios que já adotaram a tarifa zero no transporte público. Este número foi atualizado, recentemente, através de um estudo feito pelo pesquisador Daniel Santini, mestre em Planejamento Urbano e Regional, pela Universidade de São Paulo (USP). A tendência, que vem se tornando cada vez mais comum em cidades pequenas, também chegou na região serrana do Rio, sendo adotada pelos municípios de Carmo, São Sebastião do Alto e Cantagalo.
Carmo
Na região, o primeiro município a anunciar a adoção do transporte gratuito para a população foi Carmo, em março de 2023. Na época, a prefeitura lançou o programa “Tarifa Zero”, oferecendo ônibus gratuito para os distritos de Córrego da Prata e Porto Velho do Cunha, até a rodoviária local. Atualmente, o projeto já atende outros bairros e localidades.
Segundo a gestão carmense, a iniciativa busca facilitar a ida das pessoas ao centro do município para realizar serviços bancários e compras, por exemplo; além de estimular as vendas do comércio local. O projeto também busca dar mais agilidade aos serviços de saúde, deixando de sobrecarregar os carros municipais, que transportam pacientes para consultas e exames.
São Sebastião do Alto
Em julho de 2023, a prefeitura de São Sebastião do Alto, por meio do decreto nº 2329/2023, também lançou um Programa de Transporte Gratuito para os moradores do município. A iniciativa busca universalizar a oferta de transporte público coletivo, oferecendo quatro itinerários para a população. No início deste ano, a gestão municipal atualizou o programa, modificando os horários de ônibus.
Cantagalo
No dia 4 de janeiro, durante uma entrevista em um programa de rádio, a prefeita em exercício de Cantagalo, Emanuela Teixeira e o Secretário de Defesa Civil, Tarcísio dos Santos Ferreira, anunciaram o início da gratuidade do transporte público na cidade.
O serviço, que começará ainda este mês, será oferecido pela empresa Sagres Transportes e Turismo Ltda, que vai assumir a concessão após vencer processo licitatório realizado pelo governo municipal. Segundo a prefeitura, cinco veículos farão o serviço de transporte e um veículo ficará como apoio, em caso de necessidade.