Conhecida por suas histórias, calmaria e belezas naturais, o município de Cantagalo completa 208 anos de emancipação no próximo dia 9 de março.
Localizado a 200 km do Rio de Janeiro, o município é chamado de “Terra de Euclides da Cunha” e também possui um povo bastante hospitaleiro e acolhedor.
Com uma área de aproximadamente 749.279 km², Cantagalo é constituída pelos distritos da Sede, Santa Rita da Floresta, Euclidelândia, São Sebastião do Paraíba e Boa Sorte. A economia é baseada na extração de calcários cristalinos, a sua principal riqueza mineral, que é destinada a importantes indústrias cimenteiras. Além dessas atividades, a pecuária e a agricultura também têm grande papel na geração de renda da cidade.
Em relação ao seu traço histórico, o município é conhecido pelo seu pioneirismo na produção de café durante o século XIX no interior do estado do Rio.
A cidade possuía grande hegemonia na época e ocupou áreas territoriais onde hoje estão localizados os municípios de Cordeiro, Nova Friburgo, Duas Barras, Macuco, Trajano de Moraes, Três Rios, entre outros. A história da cidade também é marcada pela mão de obra escrava e pela passagem de aventureiros que exploravam a região em busca de ouro e metais preciosos.
Quando o assunto é o turismo, Cantagalo se destaca com uma diversidade de atrações históricas e culturais. Entre os atrativos mais conhecidos estão o Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, o Palacete do Gavião, a Fazenda São Clemente, em Boa Sorte, e a Antiga Estação Ferroviária de Euclidelândia. Além deles, a Casa de Euclides da Cunha é um destino bastante visitado, sendo dedicado ao escritor do famoso livro “Os Sertões”, nascido no município.
É importante ressaltar também que a cidade conta com muitas belezas naturais, como o belo jardim da Praça João XXIII, o Horto Municipal, os Balneários do distrito de Boa Sorte e as prainhas do Rio Paraíba do Sul, no distrito de São Sebastião do Paraíba.