Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Festival Literário Energia para Ler, que está em sua terceira edição, chegará à região serrana do Rio de Janeiro a partir de 20 de setembro, em Cantagalo, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti. Depois de percorrer os municípios de São Francisco de Itabapoana e Bom Jesus do Itabapoana, no Norte e Noroeste Fluminense, respectivamente, o movimento de cultura e educação contemplará cinco cidades (Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Duas Barras e São José do Vale do Rio Preto) da região até 9 de novembro, com uma programação que reúne artistas locais e do cenário nacional
O produtor Rodrigo Lobo comenta que a região serrana não perde por esperar para receber o Energia para Ler. “Em 2022, passamos por Trajano de Moraes e deixamos um gostinho de quero mais na região. De setembro a novembro, estaremos em cinco cidades da região, levando arte, cultura e entretenimento para todos os públicos.”
A passagem do movimento pela região começa por Cantagalo, que receberá o evento de 20 a 23 de setembro, com uma programação que ocorre das 8h às 17h, durante os quatro dias. No primeiro dia, as escolas do município apresentarão diversas performances ao longo do dia, haverá também uma homenagem ao patrono do evento, o escritor, jornalista e professor brasileiro Euclides da Cunha, e o dia se encerrará com o Happy Hour, que contará com a participação da cantora e atriz Letícia Soares.
A programação inclui ainda a presença do ator da Record TV, Ricky Tavares, o humorista Vinicius Stael e a dupla Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, que também são os curadores do festival e artistas locais. Além disso, o evento contará com espaços como o ‘Eu Amo Ler’, que terá uma biblioteca com mais de 5 mil títulos literários expostos; o espaço gourmet, a bebeteca para crianças com menos de 3 anos e ações de palco e plateia no espaço ‘Leitura é bom e eu gosto!‘.
Flávio Valadares, um dos produtores, acrescenta: “Mais uma cidade vai receber esse movimento de cultura e entretenimento. Estamos felizes por valorizar também os artistas locais. Em conjunto com as Secretarias de Educação e Cultura de cada cidade, estamos selecionando talentos locais para que participem conosco nesses dias. Estamos animados para chegar em Cantagalo e temos certeza de que vamos despertar os sonhos dos cantagalenses e de todos os lugares por onde passarmos.”
Após Cantagalo, o movimento seguirá para Cordeiro de 30 de setembro a 04 de outubro e, em seguida, para Macuco, onde permanecerá de 9 a 12 de outubro. Duas Barras também receberá o festival de 18 a 21 de outubro e, por fim, o evento chegará a São José do Vale do Rio Preto de 7 a 9 de novembro. O Festival também passará por três cidades do Sul Fluminense neste ano: Tanguá (16 a 19 de novembro), Rio Bonito (27 a 30 de novembro) e Itaboraí (6 a 09 de dezembro).
O Energia para Ler é patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e é realizado pela Motivos Produções. O movimento já percorreu 15 municípios do estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos. Em 2021, contemplou cinco cidades (Cambuci, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaocara e São Fidélis), e em 2022, estendeu-se para dez cidades (Trajano de Moraes, Aperibé, Porciúncula, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé, Natividade, Varre-Sai, Italva e São João da Barra).
A programação completa está disponível no site www.energiaparaler.com.br e nas redes sociais da Motivos Produções.
Fotos: Projeto Energia para Ler em Bom Jesus do Itabapoana