Governo do Rio repassa R$ 300 milhões para as prefeituras fluminenses
A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque no XXXV Fórum Estadual de Atenção Primária à Saúde, no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no dia 25 de maio, e teve como objetivo levar informação para a qualificação da Atenção Primária à Saúde aos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Cantagalo foi convidado a abordar o tema “Experiências Municipais no uso da informação para a ação” e o acompanhamento do pré-natal realizado na cidade, através da Coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Janaína Guzzo.
Em sua fala, Janaína pode exemplificar, através do demonstrativo de dados, o porquê Cantagalo hoje ocupa o 1° lugar, no ranking estadual PREFAPS, que analisa indicadores da atenção básica. Informações interessantes como o aumento da oferta de especialidades médicas pelo município, o aumento da oferta de exames para a população, a instalação do prontuário eletrônico para todas as unidades de saúde, e ainda todo o cruzamento de informações que fizeram Cantagalo alcançar bons índices no atendimento pré-natal do município.
Ainda representando o município de Cantagalo, estiveram presentes Josinei Feijó, Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Flúvia Gecler, Coordenadora da Saúde da Mulher e Thiago Valente, Tesoureiro da Secretaria Municipal de Saúde. O Secretário de Saúde do município, Márcio Barbas, não pode estar presente devido a problemas de saúde.
O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, reuniu representantes de vários municípios do estado do Rio, no auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).