Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Moradores do Centro de Cantagalo e bairros adjacentes se reuniram no auditório da Prefeitura, no Triângulo, para debater as prioridades dessas localidades. As definições foram contempladas pela Prefeitura para fazerem parte dos orçamentos municipais dos próximos quatro anos – 2014 a 2017.
– Para isso servem essas audiências públicas, para que possamos perguntar à população onde devemos aplicar os recursos que teremos disponíveis, considerando apenas os recursos da própria Prefeitura. Os convênios, as parcerias, virão, e serão sempre bem-vindas, mas queremos definir, através do Orçamento Participativo, o que queremos para o município com os recursos que a Prefeitura terá de forma direta – explicou o prefeito Saulo Gouvea (PT), que participou de todos os encontros realizados no município.
O prefeito de Cantagalo adiantou algumas ações que, independentemente da definição dos orçamentos, estão em fase de projeto, captação de recursos ou em execução. Entre os destaques, a obra de construção da creche do bairro São José, que teve concluída a primeira fase, de responsabilidade da Prefeitura, que é a preparação do terreno e precisou de obras de canalização, drenagem e terraplanagem. Também fazem parte do rol divulgado por Saulo Gouvea a pavimentação asfáltica da Avenida Djalma Beda Coube, imediações do DER e hospital (Rua Arthur Nunes da Silva e Praça Miguel Santos), Rua Euclides Santana Moreira (ao lado da Cipac – Companhia Industrial de Papéis Cantagalo) e imediações da rodoviária, contemplando a Praça Miguel de Carvalho e a Rua Getúlio Vargas.
Outras obras anunciadas pelo prefeito são a abertura e pavimentação de uma rua que vai ligar a Rua Augusto Bernardo de Paula (próximo ao antigo UOC – União dos Operários de Cantagalo) e a Avenida Rodolfo Tardin, nas proximidades da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Essa via servirá de alternativa para entrar e sair da cidade sem passar pelo Centro. Ele também destacou as obras de saneamento básico, que vão dotar as cidade e bairros adjacentes de coleta e tratamento do esgoto sanitário. O município já conta com o Plano de Saneamento Básico aprovado, projeto realizado e em análise na Funasa (Fundação Nacional de Saúde), de onde virá a verba para a execução do trabalho, estimado em cerca de R$ 15 milhões.
Saulo Gouvea também falou de projetos que envolvem convênios de parceria com os governos estadual e federal, como a pavimentação dos acessos ao bairros São Pedro I e II, de reurbanização e implantação de captação e distribuição de água do bairro Novo Horizonte, além das obras de revitalização do bairro Felipe João, onde serão aplicados mais de R$ 500 mil, e da desapropriação do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito, pertencente à antiga Cooperativa Agropecuária de Cantagalo (Coopac). “Aos poucos, vamos colocar nossos projetos em andamento. Podem ter certeza que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para melhorar ainda mais o nosso município como um todo”, disse.
Encerrando, o prefeito acrescentou que a Prefeitura também está trabalhando na criação de um polo industrial voltado a pequenas e médias empresas, numa área próxima ao bairro Novo Horizonte, onde, antes, havia um projeto de construção de um aeródromo. Lembrou, ainda, a desapropriação amigável da área onde funciona o PAM (Posto de Atendimento Médico), junto ao Hospital de Cantagalo. No local, com projeto já pronto, será construído um prédio que servirá para três projetos: sede própria para a Unidade Básica de Saúde da Família Dr. João Nicolau Guzzo, no Triângulo, única a ainda não contar com sede própria; implantação da Policlínica Cantagalo, que ganhará várias outras especialidades, além das já encontradas no PAM; e o Centro de Saúde da Mulher, específico para atender ao público feminino.