Janaína Guzzo, coordenadora da Atenção Básica; Márcio Barbas, secretário Municipal de Saúde e Josinei Feijó, Vigilância Epidemiológica e Imunização do município de Cantagalo.
Em relatório divulgado pelo Programa Federal ‘Previne Brasil’, Cantagalo se destaca entre os 8 melhores municípios do Rio de Janeiro.
Por metas alcançadas na Atenção Básica, Cantagalo está entre as cidades fluminenses com melhores notas no ranking estadual. A boa colocação garante mais verbas federais para investimentos em saúde pública. Os dados foram atualizados na noite de terça-feira, 05, e estão disponíveis no site do programa Previne Brasil.
O relatório, com base em dados de 2021, aponta que o município ocupa a 8ª posição em relação aos 92 municípios do estado. E em relação aos municípios da região serrana, Cantagalo fica com a primeira colocação.
“O monitoramento desses indicadores permite que a gestão municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade do trabalho prestado, possibilitando assim a implementação de medidas de aprimoramento das ações na Atenção Primária à Saúde do Município de Cantagalo”, explica Janaína Guzzo, Coordenadora da Atenção Básica no Município de Cantagalo.
Sobre o programa
O Previne Brasil é o programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.