Silvio Marini é reeleito presidente da Cooperativa de Macuco
Recentemente, foram divulgados os números do Programa Previne Brasil, que mede o desempenho dos municípios do país, no quesito atenção básica de saúde. Os dados, compilados pelo Ministério da Saúde, indicam o município de Rio Claro como o melhor avaliado em todo o estado do Rio de Janeiro.
O município de Cantagalo ficou em segundo lugar. Já o município de Trajano de Moraes, em última colocação, entre os 92 municípios.
Na região, a classificação dos 10 municípios de área de circulação do JORNAL DA REGIÃO foi: 2° CANTAGALO, 40° CORDEIRO, 47° NOVA FRIBURGO, 51° ITAOCARA, 59° CARMO, 62° SÃO SEBASTIÃO DO ALTO, 65° BOM JARDIM, 77° DUAS BARRAS, 80° MACUCO, e 92° TRAJANO DE MORAES.
A atenção primária à saúde é o primeiro nível de cuidado em um sistema de saúde. Ela tem como objetivo fornecer cuidados essenciais e preventivos para a população, garantindo o acesso a serviços médicos e de saúde mais próximos da comunidade.
A atenção básica inclui inclui ainda atividades como consultas de rotina, vacinação, acompanhamento de doenças crônicas, atendimento a emergências simples e ações de promoção à saúde. O foco é promover a saúde, prevenir doenças e tratar problemas de saúde comuns, sempre com um atendimento mais acessível e contínuo.
Veja abaixo a tabela com o ranking dos 92 municípios do Estado do Rio de janeiro: