Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Maior número das informações foi apresentado pelo Hospital de Cantagalo
Com o trabalho de levantamento concluído para as dez primeiras semanas do ano, a Secretaria de Saúde de Cantagalo divulgou, na última segunda-feira, 11 de março, que o município contabiliza 173 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 25, já analisados, tiveram diagnóstico confirmado. “Dessas 25 confirmações, cinco são de casos importados (contraídos fora do município). Já do total de 173 notificações, nove foram contaminados fora de Cantagalo”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Milene Bon.
O relatório da Secretaria de Saúde, que é atualizado a cada semana, também mostra outros detalhes, como, por exemplo, que o maior número de notificações aconteceu nessa última semana (58), contra 35 da nona semana e 49 da oitava semana.
Do total de notificações até aqui, a grande maioria partiu do Hospital de Cantagalo, com 79 informes este ano. Em segundo lugar, aparece a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Jorge Roberto Vieira de Barros, na parte alta do bairro São José, com 26 notificações. Depois vêm: UBSF Dr. João Nicolau Guzzo, no Triângulo (16); UBSF Djalma Dantas de Gusmão, na Rua Maria Zulmira Torres (12); UBSF Manoel Francisco de Paula Bon, na parte baixa do bairro São José (11). Outras 11 notificações foram apresentadas por consultórios particulares. Há, ainda, nove notificações da UBSF Dr. José Maria dos Santos Faria, em Boa Sorte, quinto distrito; a UBSF Maria Luíza Huguenin de Souza, de santa Rita da Floresta, segundo distrito, apresentou seis notificações até a 10ª semana epidemiológica deste ano, enquanto que a UBSF Eolo Caldas Capibaribe/Dr. Joaquim de Souza Carvalho Júnior, de Euclidelândia, terceiro distrito, apontou cinco suspeitas. Na proporção com o número de habitantes, o município já vive uma epidemia de dengue, de acordo com o Ministério da Saúde, que também leva em consideração, nessa conta, as notificações, mesmo que não haja confirmação.
A Secretaria de Saúde ainda não sabe informar com que tipo de vírus – são quatro os transmitidos pelo mosquito aedes aegypti – está lidando. É que a sorologia, que identifica o tipo, ainda não ficou pronta, já que o exame não é realizado no município. O sangue é coletado e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, no Rio de Janeiro.
DIA D – No último dia 8, a Secretaria de Saúde de Cantagalo promoveu um apitaço com caminhada para chamar a atenção da população. O evento foi realizado às 9 horas, com saída da rodoviária e concentração na Praça da Matriz. Participaram alunos das escolas públicas, além do prefeito Saulo Gouvea (PT) e do secretário de Saúde, Alan Barros.
Outras duas investidas estão sendo realizadas. Nessa terça-feira, dia 12, às 9 horas, foi a vez do bairro São José; nesta quinta-feira, dia 13, é a vez de Boa Sorte, quinto distrito, às 9 horas, com saída da praça do Centro.