Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Foto de capa: Cantagalo/MG – Igreja Matriz
Cantagalo foi se transformando em um povoado pela lei estadual nº 336, de 21 de dezembro de 1948, subordinado ao município de Peçanha. O povoado e a região circunvizinha viviam da exploração de atividades agropecuárias, trabalhando em grandes fazendas da região e vivendo da extração vegetal.
Cantagalo foi crescendo e foi elevado à condição de distrito, recebendo iluminação pública da Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG) em 1967. Ganhou escola, biblioteca, posto de saúde, cartório e telefone público em 18 de julho de 1982. O comércio foi sendo gradativamente ampliado.
O nome Cantagalo é em homenagem a um antigo tropeiro, já falecido em 1900, que era muito alegre e querido por todos.
Em 10 de fevereiro de 1995, foi formada uma comissão para cuidar dos trabalhos de emancipação. Com a realização de um plebiscito, a população local votou favoravelmente ao desmembramento político-administrativo. Finalmente então, Cantagalo desmembrou-se de Peçanha, sendo elevado à condição de município pela Lei Estadual nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1997.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Cantagalo de Minas Gerais tem 75 anos desde sua fundação, sendo cidade por 27 anos, e irá comemorar seu aniversário no dia 21 de dezembro de 2023.
O município se estende por 141,9 quilômetros quadrados e contava com 3.974 pessoas no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022, com densidade demográfica de 28,01 habitantes por km² no território do município.
As cidades vizinhas têm distância de até 50 km, sendo Peçanha a 7,08 km, São João Evangelista a 15,3 km e São Pedro do Suaçuí a 18,4 km.
O atual prefeito de Cantagalo (MG) é Roberto de Oliveira Queiroz Costa e o vice-prefeito é Werlem Medeiros de Carvalho. A Câmara dos Vereadores é presidida por Isaias Bruno de Oliveira e o vice-presidente é Josely Gomes Ferreira (Jô Maroba).
A Cidade de Cantagalo tem preservações dos pontos de encontro turístico, oferecendo hotéis, pesque pague e diversas opções de passeios culturais em fazendas antigas e comunidades quilombolas, com culinária típica, turismo religioso, como a Praça do Cruzeiro e a Praça do Cristo, o mirante com vista de paisagem panorâmica, uma marcha para Jesus repleta de orações e louvor, além de cachoeiras, trilhas de caminhada ecológica, com local para ciclismo, contando ainda com um clima agradável, muito ambiente verde, muitas belezas naturais e tranquilidade.
A praça, com a escultura da padroeira Nossa Senhora da Conceição, e uma belíssima pintura dos primeiros anos da localidade, com resgate da cultura, somados à revitalização dos portais da cidade, a construção de uma rotatória e a escultura de um galo são marcos históricos que simbolizam a cidade.
Tornando a praça ainda mais encantadora, ela conta ainda com uma fonte e um lago artificial. A água em movimento cria um ambiente sereno e relaxante, proporcionando uma sensação de paz e tranquilidade. Os turistas e os locais podem aproveitar para apreciar a vista, meditar ou simplesmente desfrutar de um momento de contemplação junto à natureza.
A Prefeitura tem desenvolvido uma política de geração de renda na cidade, tanto no âmbito de mercado formal, como também procura formas de incentivar os empreendedores individuais e coletivos, com princípio de agregar mais valor ao produto e favorecer a economia local. Dessa forma, tenta trazer controle e expandir o poder de compra dos funcionários públicos, incentivando o comércio local em prol do desenvolvimento de todos.
A economia de Cantagalo de Minas Gerais possui como principais setores econômicos os serviços próprios, a agropecuária e a agricultura.
Créditos das fotos: Pedro Henrique de Almeida Oliveira
Colaboração
- Prefeitura Municipal de Cantagalo – MG
- Emília Alves Machado – chefe de Secretarias
- Pedro Henrique de Almeida Oliveira – fotógrafo e designer da prefeitura