Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Um ato tão simples como doar sangue pode representar o máximo para quem está precisando e o gesto pode salvar até quatro vidas. É neste sentido que o município de Cantagalo irá realizar um novo mutirão de Doação de Sangue neste fim de semana. A doação será realizada nos dias 15 e 16 de janeiro e pretende atrair pessoas dispostas a valorizar vidas em um ato de solidariedade.
O local de coleta será no Centro de Convivência do Idoso, na Avenida Manoel Pinto Vilela Neto, lotes 2-114, no Parque das Árvores. O horário para a doação será das 8h às 17h no sábado (15/01), e das 8h às 15h no domingo (16 /01). Vale lembrar que para participar é preciso realizar um agendamento pelo telefone (22) 9 8129-0155.
A iniciativa é fruto do trabalho do programa “Doe Sangue perto de você” e também de Fabiana Moraes, que faz parte do grupo “Amigos de Sangue” que também apoia o projeto.
Por que doar?
A doação de sangue é um ato voluntário e de grande importância, pois o sangue humano não pode ser fabricado artificialmente. Dessa forma, a única maneira de salvar a vida de pacientes que precisam de transfusão sanguínea é por meio deste ato de solidariedade. Em apenas uma bolsa de sangue de cerca de 450 ml, quatro pessoas podem ter as suas vidas salvas.
É importante lembrar ainda que com a presença da pandemia do novo Coronavírus e também o surto de gripe no estado do Rio de Janeiro, os bancos de sangue ficam cada vez mais distantes de manter os estoques para atender aos pacientes. A iniciativa no município de Cantagalo é mais uma forma de contribuir com a coleta de uma maneira simples e acessível aos moradores da cidade.
Como participar da doação:
Após realizar o agendamento prévio, para participar da doação de sangue basta levar um documento oficial com foto no dia da coleta (pode ser RG, CNH, Carteira de Reservista, Carteira de Conselho Profissional ou Passaporte). Também é preciso estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado no dia da coleta.
A faixa etária indicada para os doadores é de 16 a 59 anos. Pessoas menores de 16 anos devem apresentar uma autorização dos pais e responsáveis legais por escrito.
Não podem doar:
Por fim, existem algumas situações que impedem o doador de participar da coleta de sangue, então é importante estar atento à saúde. Estão impedidos de doar pessoas com gripe ou algum processo alérgico (tosse ou coriza); pessoas que tenham tomado a vacina de Sarampo e Tétano há até 4 semanas e a vacina da gripe em até 2 dias; indivíduos que tenham feito tatuagem ou piercing em menos de 1 ano; ou ter contraído Hepatite após 11 anos de idade.
Também não podem doar pessoas que tenham realizado Endoscopia ou Colonoscopia nos últimos 6 meses; ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; ser usuário de drogas ilícitas; e por fim, ter tomado algum medicamento que possa impedir a doação (fase que é avaliada durante a Triagem Clínica no dia da coleta).