Cantagalo pode ganhar curso de tecnólogo em turismo este ano

Anúncio veio em conversa entre o prefeito Guga e o presidente do Cecierj, Carlos Eduardo

Para o segundo semestre deste ano, Cantagalo poderá contar com mais um curso superior: o de tecnólogo em turismo. O anúncio foi feito no último dia 17 de fevereiro, quando o presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Consórcio Cederj), Carlos Eduardo Bielschowsky, esteve na cidade reunido com o prefeito Guga de Paula (PP), a secretária municipal de Educação, Lucinha Farah Noronha, e a diretora do polo Cantagalo do Cederj/UAB (Universidade Aberta do Brasil), Leila Leite.

Bielschowsky elogiou bastante a qualidade do polo de Cantagalo e agradeceu ao prefeito a parceria que vem sendo mantida ao longo dos últimos sete anos. “Sem esta parceria, não seria possível, por isso tenho que lhe agradecer pelo apoio, por tudo que tem feito em prol do Cederj/UAB, que tem beneficiado centenas de pessoas a cada ano somente aqui, no polo de Cantagalo”, disse.

Na conversa, Guga de Paula também destacou o que a Prefeitura realizou nos últimos anos para dotar o Cederj/UAB de melhores condições de trabalho, incluindo a estrutura para que se pudesse aumentar o número de cursos. “Primeiro, decidimos retirar do prédio a extinta Escola Municipal Professor Ewandro do Valle Moreira, deixando as instalações apenas para o Cederj/UAB. Em seguida, surgiu a necessidade de reformar todo o prédio e dotá-lo de adaptações adequadas para, por exemplo, a instalação do laboratório de informática. Enfim, o que for preciso, estarei sempre ao lado do Cederj/UAB, um projeto sensacional e que vem mudando a vida de muitos cantagalenses e de moradores de cidades vizinhas também”, disse o prefeito, acrescentando que a vinda de um novo curso é uma ótima notícia para começar o ano.

A secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, explicou que foram investidos mais de R$ 50 mil nas obras de reforma do prédio e que a proposta é ampliar ainda mais. “Ainda queremos construir o segundo piso e, para isso, já contamos, inclusive com autorização do prefeito Guga de Paula”, adiantou. A secretária também informou que os alunos da extinta Escola Municipal Professor Ewandro do Valle Moreira foram transferidos para a Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival, no bairro Santo Antônio, que havia sido municipalizada e contava com prédio novo.

O polo Cantagalo do Cederj/UAB começou apenas com os cursos de pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e matemática, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mais tarde, em 2009, passou a contar com o curso de história (UniRio). Em 2011, passou a contar com mais dois cursos: Administração, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Computação, pela UFF. O curso de tecnólogo em turismo será o sexto curso do polo de Cantagalo.

De acordo com a diretora da unidade, Leila Leite, atualmente, incluindo o Pré-Vestibular Social (PVS), são mais de 800 alunos no polo de Cantagalo, considerado um dos melhores do estado. “Somente na aula inaugural deste ano, realizada no último dia 28 de janeiro, contamos com 215 novos alunos”, disse.

O Cederj/UAB é formado através de uma parceria entre as prefeituras, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, e seis universidades públicas instaladas no estado do Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), além da UAB.

O aluno do Cederj/UAB é regularmente matriculado na universidade responsável pelo curso escolhido, a exemplo dos demais que frequentam as aulas presenciais. Os cursos são ministrados pelo sistema semipresencial, com tutoria à distância, através de telefone, fax e internet, além de presencial, no próprio polo.

Ver anterior

Lei cria Programa de Recuperação Econômica da Zona Rural no estado do Rio

Ver próximo

Friburguense perde de 3 a 1 para o Macaé e amarga última posição

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!