Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Câmara Municipal de Cantagalo recebeu, no último dia 9 de março, estudiosos e autoridades cantagalenses para participar da 5ª Conferência da cidade. O evento foi realizado na data em que o município celebra 208 anos de história e buscou valorizar aspectos culturais e históricos da cidade e também personalidades importantes, como a professora Amélia Thomaz.
Estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer de Cantagalo, Cleyton Filho; e a Secretária Municipal de Educação, Carla de Fátima Guimarães Abreu. Também participaram os membros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, Gilberto Cunha Júnior, Sheila de Castro Faria e Wesley Gonçalves (Coordenador do Centro de Pesquisa História e Documentação de Cantagalo – CMPD).
Além destes representantes, os vereadores municipais também acompanharam a iniciativa. Participaram do evento, Sérgio Campanate, Aline Bernal, Ocimar Pulunga, Graziel Quindeler, Ciro Fernandes, Matheus Arruda, Ozéas Pereira e Ademir Diniz.
A conferência
A 5ª Conferência da cidade contou com a presença de duas palestras ministradas pelo médico e ex-vereador, Dr. Júlio Carvalho, e também o escritor e ex-secretário municipal da cidade, Celso Frauches. No evento, Júlio Carvalho discursou sobre o tema “Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias e Jardim e Sistema de Abastecimentos de Águas”. O escritor Celso Frauches, por sua vez, abordou o tema “José Vieira dos Santos e profª Amélia Thomaz”.
Todo o debate foi mediado pelo Coordenador do Centro de Pesquisa História e Documentação de Cantagalo, Wesley Gonçalves e também foi transmitido online pelo canal do Youtube da Câmara Municipal, garantindo certificado de participação aos internautas presentes.
Moção de Parabenização
Após o encerramento da conferência, os palestrantes Dr. Júlio Carvalho e Celso Frauches receberam uma Moção de Parabenização entregue pelo vereador Matheus Arruda. As homenagens buscaram ressaltar a trajetória de vida dos profissionais que também contribuíram para a cultura e história do município de Cantagalo.
O médico Júlio Marcos de Souza Carvalho recebeu a Moção por “consagração e reconhecimento pelos trabalhos e méritos alcançados em sua extensa e vitoriosa trajetória de vida”. E também foi lembrado por seu papel como vereador da cidade, no qual participou da criação da Lei Orgânica do Município e também pela criação da PROMAEC e a Reserva Ecológica do Cambucás.
O escritor Celso da Costa Frauches foi homenageado pela construção de sua “extensa trajetória de vida como professor, escritor, ex-secretário Municipal de Cantagalo-RJ, consultor especialista em legislação e, sobretudo, pelo trabalho de excelência realizado à frente do Instituto Mão de Luva”. O palestrante também foi parabenizado por suas obras literárias, que frequentemente ilustram a editoria de Cultura do Jornal da Região.
Moção de Parabenização – Celso Frauches (clique para ampliar)
Moção de Parabenização – Júlio Carvalho (clique para ampliar)
Moção de Parabenização – Instituto Mão de Luva (clique para ampliar)