Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 19 de fevereiro, foi realizada a reunião de apresentação do diagnóstico de Destino Turístico Inteligente da cidade de Cantagalo e a apresentação do roteiro “Passos da Fé”. O encontro teve como objetivo discutir sobre o roteiro turístico e o seu uso para a geração de negócios.
A reunião e a apresentação aconteceram na sede da ACIACAN (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Cantagalo). Estas ações são desenvolvidas pelo SEBRAE, Secretaria de Fazenda, Indústria e Comércio, Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer, a Aciacan e por empresários locais. O objetivo principal é unir todos esses elos para melhorar o planejamento do turismo no município.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Região, o analista do Sebrae Rio, Bruno Fernandes, comentou sobre o encontro realizado esta semana em Cantagalo:
“A reunião do dia 19/02 teve o objetivo de reunir os empresários para apresentar o diagnóstico DTI (ferramenta do Sebrae para avaliar aspectos dos destinos relacionados à experiência do turista, inovação e sustentabilidade nos destinos), além de fazer uma retrospectiva das ações desenvolvidas em Cantagalo até aqui. (O encontro também serviu para) apresentar proposta de trabalho para 2024, que inclui aprimoramento de produto, qualificação empresarial e mais ações de mercado”, afirmou o analista.
Bruno Fernandes também contou ao JR sobre o trabalho de incentivo que o Sebrae realiza no estado do Rio, identificando possíveis potencialidades turísticas: “o Rio é a porta de entrada do turista para o Brasil. Cada município tem uma atratividade única. A nossa ideia é identificar e potencializar esses roteiros turísticos, aumentando a oferta, ampliando experiências e fortalecendo as governanças locais”, reforçou.
Experimente o Rio
O Site “Experimente o Rio” é uma das iniciativas recentes lançadas pelo Sebrae que também valoriza os roteiros turísticos de cidades do estado. Ao JR, Bruno comentou sobre o assunto, afirmando que são pelo menos 22 roteiros que foram elaborados pelo Sebrae Rio. Além de Cantagalo, os roteiros estão presentes em destinos da capital e em outros municípios, como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Sapucaia. Todas as 22 localidades estão disponíveis no site www.experimenteorio.com.br/.
O roteiro “Passos da Fé”
No município de Cantagalo, o projeto turístico religioso “Passos da Fé” já recebeu um grupo de visitantes em 2023 e segue sendo um dos roteiros mais procurados de quem chega à cidade. Sobre a iniciativa, Bruno Fernandes destacou que a ideia une história, cultura e proporciona uma experiência única aos visitantes:
“O Roteiro Passos da Fé em Cantagalo oferece uma experiência enriquecedora e espiritual para os visitantes que desejam explorar o legado histórico, cultural e religioso da região. O roteiro abrange diversos pontos de interesse, incluindo igrejas centenárias, capelas pitorescas e monumentos que contam a história da fé e devoção do povo local. A cidade também é conhecida pelas lendas que cercam a história do Mão de Luva, o famoso fora da lei que teve seu paradeiro descoberto pelos soldados da Coroa Portuguesa devido ao canto de um galo. Esta história, verdadeira ou não, acabou por dar nome à cidade. Caminhando por esses passos, os turistas têm a oportunidade de refletir, meditar e reconectar-se com sua espiritualidade, enquanto mergulham na atmosfera tranquila e contemplativa que permeia Cantagalo”, contou.
O analista destacou ainda os motivos que levaram o Sebrae a desenvolver em Cantagalo o roteiro “Passos da Fé”. Segundo Bruno, o turismo religioso pode trazer mais oportunidades para o município, novos negócios e garantir a preservação da sua história local:
“O apoio do Sebrae a um roteiro de turismo religioso em Cantagalo, foi motivado por diversos fatores. Primeiramente, o turismo religioso é uma vertente importante do turismo cultural e pode representar uma oportunidade econômica significativa para a região, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento local. Além disso, o Sebrae reconhece o potencial de roteiros turísticos como esse para promover o empreendedorismo local, incentivando a criação de negócios sustentáveis e serviços turísticos de qualidade, como hospedagem, alimentação, transporte e artesanato religioso. Além disso, ao apoiar iniciativas de turismo religioso, o Sebrae contribui para a preservação do patrimônio histórico e cultural da região, fortalecendo a identidade local e promovendo a valorização da herança religiosa e cultural do município”, finalizou.