Obras são concluídas e entregues pela Prefeitura no distrito de Boa Sorte
Cantagalo será palco de um importante espetáculo educativo: “Cuidando das Águas do Rio”, que acontecerá no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz.
O projeto vai oferecer 48 apresentações gratuitas ao longo de 12 meses, beneficiando mais de 9.600 crianças, alunos da rede pública de ensino das cidades de Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Magé, Miracema, Rio Bonito, São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana e Tanguá.
A cada mês, uma cidade será atendida pelo projeto e receberá quatro apresentações, que serão realizadas em creches ou escolas públicas das cidades beneficiadas.
Em Cantagalo, as apresentações acontecerão no dia 22 de novembro, às 8h, 10h, 13h e 14h, na Sala de Espetáculos Raphael Silva Carvalhaes, localizada no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, no centro da cidade.
As apresentações são voltadas para crianças de 4 a 12 anos de idade da rede pública de ensino.
Este projeto conta com patrocínio da Águas do Rio e Instituto Aegea, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização do Lona na Lua, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sinopse do espetáculo
Os alunos Francisco, Juliana e Juninho recebem uma missão da professora: É hora do trabalho de escola! Através da busca de três personagens pela melhor apresentação do trabalho escolar, o público aprende de maneira lúdica e divertida sobre a importância da preservação do meio ambiente, promovendo a prática e a reflexão crítica, com o intuito de desenvolver cidadãos capazes de conceber uma responsabilidade ambiental.
História da instituição
O Lona na Lua é uma associação cultural e social sem fins lucrativos, nascida em Rio Bonito, uma pequena cidade no interior do estado do Rio de Janeiro, e tem como objetivo estimular o surgimento de jovens críticos, conscientes e inseridos no contexto da comunidade.
O projeto oferece oficinas gratuitas de Teatro, Circo, Dança, Desenho, Roteiro, Cinema, Música e Cenografia e Figurino para crianças e jovens entre 06 e 18 anos de idade. Desde a sua fundação, mais de 7 mil crianças e jovens passaram pelo projeto e mais de 300 mil espectadores foram impactados. Com experiência em grandes parcerias, em 2015, o projeto participou do quadro “Um Por Todos e Todos Por Um” no Caldeirão do Huck, programa de televisão da TV Globo. A Lona foi reformada, potencializando ainda mais as oficinas. O movimento proporciona também apresentações artísticas que garantem a sustentabilidade do projeto.
Em 2018, 2021 e 2023 o Lona na Lua recebeu apoio do Criança Esperança.
São 14 anos de atuação sociocultural com histórico de parcerias bem sucedidas com Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, ENEL, Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Criança Esperança, SESC, Águas do Rio, Instituto Phi, Instituto Ekloos, Prefeituras de Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito e Tanguá, Movimento Bem Maior, União BR, Instituto da Criança.