Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nesta terça-feira, 19 de janeiro, o município de Cantagalo recebeu um total de 225 doses da Vacina contra a Covid-19, enviadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ainda também ao final da tarde, o município deu início a vacinação, iniciando pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19 no Centro de Referência.
A Secretaria de Saúde de Cantagalo, dirigiu-se ainda pela manhã ao município vizinho de Cordeiro, para buscar as doses enviadas pelo Estado. A ação contou com o apoio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros, uma da Secretaria de Estado de Polícia Militar, e ainda o apoio de policiais militares escoltando as cargas terrestres até o destino final.
Com o quantitativo de apenas 225 doses enviadas pelo Estado, o município iniciou a vacinação no final da tarde pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no Centro de Referência contando com a presença da Vice-Prefeita Manuela. A previsão para esta quarta-feira é que os idosos residentes no Asilo Visconde de Pinheiro recebam a sua dose e a continuidade da vacinação junto aos demais profissionais de saúde da linha de frente.
O secretário de Saúde, Márcio Barbas, explica que esta quantidade de doses enviadas ainda não é o suficiente para dar vazão ao público alvo desta primeira etapa e portanto o foco recomendando são os profissionais de saúde, do Centro de Referência e do Hospital, que estejam atuando diretamente no combate à covid-19 e os idosos asilados no município.
“Estas doses são o início de uma esperança para todos. Contamos com uma boa estrutura de rede de frios, com gerador, para abrigar as futuras doses a serem recebidas para imunização de toda população cantagalense. É preciso pedir a compreensão de todos pois ainda não é a hora de todos se dirigirem aos postos de saúde, precisamos que mantenham os cuidados, como: evitar aglomerações, o uso de máscaras e álcool gel.” – Explicou Márcio Barbas.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, as vacinas para a segunda dose, incluindo a reserva técnica, ficarão sob gerência da Secretaria de Estado de Saúde, na Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA), para garantir que o esquema vacinal aconteça conforme o determinado pelo fabricante, 21 dias após aplicação da primeira dose.