Nos dias 1º e 2 de abril, o município de Cantagalo recebe a edição Região Serrana do Encontro Regional sobre as Políticas Públicas para Pessoas Idosas do Rio de Janeiro. O evento acontece no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz e reúne representantes de diversas instituições para debater desafios e fortalecer políticas voltadas à população idosa.
A programação do primeiro dia teve início com um café da manhã, seguido pela mesa de abertura, que contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Entre os presentes estavam a Superintendente da Pessoa Idosa e Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Rio de Janeiro, Lícia Mattesco; o Promotor de Justiça e Coordenador do CAO Idoso, Dr. Luís Cláudio Carvalho de Almeida; a Prefeita de Cantagalo, Emanuela Teixeira Silva; o Vice-prefeito, Júlio Marcos de Souza Carvalho; a Secretária Municipal de Assistência Social, Letícia Ramos Reis do Nascimento; e a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Cantagalo, Thayná Sá.
Na sequência, ocorreu a palestra “Atribuições dos Conselhos na Fiscalização das ILPIs”, dentro do tema Fortalecimento dos Conselhos e Fundos da Pessoa Idosa: Desafios e Possibilidades. Para esse momento, foram convidadas Jeanine Severino, coordenadora na Coordenadoria dos Centros de Referência da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável e da Superintendência da Pessoa Idosa; Katiene Piaz, coordenadora na Coordenadoria dos Conselhos e representante do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (Cedepi); e Dr. Luís Cláudio Carvalho de Almeida, promotor de justiça e coordenador do CAO Idoso. Após a palestra, houve um debate sobre o tema.
Depois de um intervalo para o almoço, a programação da tarde contou com o workshop “Projeto Qualidade”, abordando o tema “Trabalho com Grupo de Pessoas Idosas em Centros de Convivência, Centro-dia e ILPIs”. A abertura desse momento foi realizada por Lícia Mattesco, Superintendente da Pessoa Idosa e Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Rio de Janeiro, e Andréa Baptista, Coordenadora de Políticas Públicas. A oficina foi conduzida pelo professor Tiago Pereira e Souza, assistente social e técnico de referência das Casas Bibí Franklin Leal e Casa Naná Sette Câmara, no município do Rio de Janeiro.