Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá uma base descentralizada em Cantagalo. A informação foi divulgada pelo próprio prefeito Saulo Gouvea (PT), quando colocou em exposição, em frente ao prédio da Prefeitura, a ambulância recebida pelo município em julho de 2012, doada pela Secretaria de Estado de Saúde, e avaliada em R$ 109,940 mil.
– Como Cantagalo ainda não contava com serviço habilitado do Samu, essa ambulância estava parada no barracão da Prefeitura todo esse tempo – declarou o prefeito Saulo Gouvea.
O veículo também conta com R$ 12,8 mil em equipamentos, como aspirador de secreção, oxímetro de pulso portátil, desfibrilador, cilindros de oxigênio fixos e portáteis, uma cadeira de rodas e uma maca articulada com rodas.
A base descentralizada do Samu em Cantagalo funcionará no prédio da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito, na Rua Prefeito Licínio José Gonçalves, s/nº, no Triângulo. A regulação das chamadas, que deverão ser feitas através do telefone 192, será feita pela base de Petrópolis, responsável por comandar todas as unidades descentralizadas na Região Serrana fluminense. Todas as chamadas serão gravadas.
O secretário municipal de Saúde, Alan Barros, disse que, no dia 16 de abril, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde esteve em Cantagalo para uma avaliação prévia para verificar as adequações da base para a habilitação do sistema, que foi realizada no último dia 24 de abril, quando Cantagalo recebeu uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde.
A coordenadora municipal do Samu, enfermeira Jacinta Medeiros, informou que a Prefeitura receberá incentivos financeiros para auxílio no gerenciamento e manutenção do serviço, que será maior ou menor conforme a qualificação/habilitação que receber o serviço, obedecendo a critérios específicos estabelecidos em portarias do Ministério da Saúde.
– É um serviço que será utilizado, principalmente, para atendimentos de urgência e emergência em domicílios. No entanto, é um grande auxílio a todo o sistema de saúde, podendo, também, conforme a necessidade e seguindo orientação da base operacional de Petrópolis, auxiliar o Corpo de Bombeiros em outros tipos de atendimentos, como, por exemplo, em vias públicas e estabelecimentos públicos e privados – explicou Jacinta Medeiros.
A equipe de profissionais que formará o Samu em Cantagalo recebeu treinamento aplicado pelo Corpo de Bombeiros em Petrópolis e que terminou no dia 10 de abril, após quatro dias. Todos já estão aptos para o trabalho.
O serviço, que funcionará 24 horas por dia, contará com quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas, que trabalharão em sistema de rodízio de 24h por 72h. Além disso, também receberam treinamento mais um técnico de enfermagem e mais um motorista para cobrir o serviço em situações eventuais. Para gerenciar a equipe, haverá um enfermeiro que atuará como coordenador de base do sistema no município.