Espaço Arp conclui espaço dedicado a história e cultura em Nova Friburgo
No dia 30 de janeiro, terça-feira, um cachorro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Carmo próximo à estrada que liga o município à cidade de Duas Barras. O animal estava muito debilitado e amarrado em um bambuzal, a cerca de 3 dias, em uma área de difícil acesso. A denúncia de que o cão estava no local foi feita por moradores e prontamente atendida pelo vereador Willians Cândido, que participou do resgate.
O vereador, que sempre defende a causa animal e apoia instituições que cuidam de cães e gatos abandonados, afirmou ao JR que o cachorro resgatado foi levado a uma clínica veterinária, onde recebeu os primeiros cuidados. Lá, o animal passou por exames e foi diagnosticado com doença de carrapato. Segundo Williams, atualmente o cão já está fora de perigo, e está se recuperando.
Após deixar o animal na clínica, Willians afirmou ainda que foi até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. De acordo com o vereador, a Polícia Civil já iniciou as investigações e, certamente, o possível dono irá responder por abandono e maus tratos.
No Brasil, de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime maltratar e abandonar animais. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, a pena para esse tipo de violação aumentou, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se trata de cão ou gato.